Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Inadimplência das empresas fica estável em setembro, mas patamar ainda é o maior do ano

Dados sobre a inadimplência das empresas do país mostram estabilidade com melhora no cenário econômico. Saiba mais!

De acordo com o Indicador de Inadimplência das Empresas da Serasa Experian, em setembro deste ano, mais de 6,59 milhões de companhias estavam com as contas no vermelho. Esse resultado mostra estabilidade em relação ao mês anterior, mas segue com o maior nível do ano. 

Ao todo, o valor devido alcança R$ 122,22 bilhões. Sendo assim, a quantia média de cada conta atrasada fica em torno de R$ 2.596,30. Nesse cenário, os segmentos das empresas com o maior percentual de inadimplência são: Serviços, Comércio e Indústria, respectivamente. 

Além disso, a pesquisa também mostra essa realidade entre os estados e o Distrito Federal. Desse modo, os maiores destaques foram observados em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul, no período em questão. Entenda!

Inadimplência das empresas apresenta estabilidade

De acordo com o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a inadimplência de setembro apresenta certa estabilidade. Para ele, é possivelmente o início dos efeitos dos cortes na taxa básica de juros e redução na inflação, observada nos últimos meses.

Veja também:

Mulheres são as mais afetadas por dívidas relacionadas ao cartão de crédito

Nesse sentido, com as melhorias no cenário econômico brasileiros, a expectativa do economista é de que as empresas consigam retomar o fôlego e passem a apresentar quedas no volume de inadimplência. 

Pessoa escrevendo em um papel enquanto realiza contas em um calculadora.
Imagem: Mikhail Nilov/Pexels

Atuação das empresas negativadas 

Segundo informações da pesquisa da Serasa, as empresas negativadas se distribuem entre os segmentos da seguinte forma:

  • Serviços: 54,4%;
  • Comércio: 36,7%;
  • Indústria: 7,6%;
  • Primário: 0,9%;
  • Outros: 0,4%. 

No entanto, quando se tratam dos setores das dívidas das companhias, o cenário é alterado. Veja:

  • Outros (Indústrias, Terceiro Setor e Primário): 28,5%;
  • Serviços: 27,9%;
  • Bancos/Cartões: 19,6%;
  • Utilities: 7,8%;
  • Telefonia: 7,7%.

Por fim, vale destacar a situação entre os estados e o Distrito Federal. Isso porque os cinco estados com mais empresas inadimplentes em setembro foram São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. Em contrapartida, os estados que menos registraram contas atrasadas foram Piauí, Tocantins, Amapá, Acre e Roraima.

Imagem: Mikhail Nilov/Pexels