Mulheres são as mais afetadas por dívidas relacionadas ao cartão de crédito
A Peic referente ao mês de outubro apresenta o impacto do cartão de crédito no cenário de endividamento entre os brasileiros. Veja!
O cartão de crédito segue na liderança quando se trata do cenário de endividamento no país. De acordo com informações divulgadas pela Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), referente ao mês de outubro, o percentual chegou a 87%, ainda maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.
Diante dessa realidade, o meio de pagamento apresenta ampla margem de diferença entre as demais modalidades de crédito que se relacionam com as dívidas dos brasileiros. Apesar disso, no período em questão, o contingente total de consumidores endividados registrou queda. Vale destacar que trata-se do quarto recuo consecutivo.
Desse modo, em outubro, o percentual de endividamento chegou a 76,9%, contra 77,4% no mês anterior. No mesmo período de 2022, eram 79,2%. Com isso, o número de brasileiros com dívidas ficou em seu menor nível desde o fevereiro do ano passado.
Endividamento em queda e cartão de crédito em alta
Quando se trata do recorte de sexo, o endividamento registrou queda tanto entre os homens quanto entre as mulheres no último mês. Em setembro, eram 79,1% de pessoas do sexo feminino com dívidas a pagar. Passado um mês, esse percentual caiu para 78,4%.
Veja também:
Intenção de consumo dos brasileiros tem alta em outubro
Já em relação aos homens, no mês anterior, eram 75,9% e a edição mais recente da Peic mostra 78,4%. Nos últimos meses, é possível verificar uma tendência de queda contínua nesse sentido.
Vale destacar ainda que o endividamento em decorrência do cartão de crédito também é maior entre as mulheres. Além disso, registrou alta entre setembro e outubro deste ano, passando de 87% para 87,9%. Entre os homens, o percentual também subiu, mas de 85,3% para 86,3%.

Tipos de dívidas
O levantamento apresenta os principais tipos de dívidas entre os brasileiros. Como citado acima, o cartão de crédito lidera com folga. Confira o cenário completo, com base no mês de outubro.
- Cartão de crédito: 87%;
- Carnês: 17%;
- Crédito pessoal: 9,4%;
- Financiamento de casa: 8%;
- Financiamento de carro: 7,8%;
- Crédito consignado: 5,3%;
- Cheque especial: 4,6%.
Imagem: Suradech Prapairat/shutterstock.com