Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Inadimplência dos idosos aumenta 45% em 5 anos: Brasil enfrenta nova crise?

A inadimplência entre idosos no Brasil cresceu 45% em cinco anos, levantando preocupações sobre uma possível crise financeira.

A inadimplência entre os idosos no Brasil está em alta, com um aumento significativo desde janeiro de 2019, segundo a Serasa Experian. A pesquisa aponta um aumento de 45% no número de idosos inadimplentes no país e de 55% no estado do Rio de Janeiro.

Esses números representam uma parcela significativa dos inadimplentes, com os idosos responsáveis por 18,8% e 24,2% do total no país e no estado, respectivamente, no início de 2024. A situação levanta preocupações sobre a possível influência do crédito consignado durante a pandemia nesse aumento da inadimplência entre os idosos.

Tomada de crédito consignado na pandemia como principal motivo da alta inadimplência

Casal de idosos aposentados conferindo as contas com expressão de preocupação
Imagem: Shutterstock / fizkes

Thiago Ramos, gerente da Serasa, aponta que o principal motivo da aceleração da inadimplência entre idosos é a tomada de crédito consignado durante a pandemia. “Houve uma alta durante a pandemia por conta da facilidade de acesso ao crédito, o consignado.

Como houve diminuição de renda de outros membros da família e aumento do desemprego, muitos recorreram aos idosos que tinham mais facilidade ao consignado. E ocorreu a inadimplência, pois não conseguiram pagar o crédito tomado”, explica Ramos.

Impactos e consciência financeira

A alta inadimplência por parte dos idosos tem impactos significativos na economia e na vida destas pessoas. Muitos idosos conseguem obter crédito com mais facilidade e acabam se tornando responsáveis por parte das despesas da família, especialmente durante a pandemia de COVID-19, quando muitos familiares perderam seus empregos.

Porém, sem uma devida orientação financeira e conscientização, esses empréstimos podem se tornar uma bola de neve de dívidas, levando muitos idosos à inadimplência.

Veja também:

Imposto de Renda 2024: movimentação alta na conta corrente pode gerar problemas?

Por isto, é essencial a promoção de educação financeira para o público idoso, a fim de prevenir o endividamento excessivo e auxiliar na na gestão financeira mais eficiente e responsável.

Imagem: fizkes/ Shutterstock.com