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Inadimplência entre clientes do Nubank avança, mas fica abaixo do patamar registrado pelo mercado

Resultados do Nubank referentes ao 3T23 acabam de ser divulgados e apresentam situação da inadimplência entre clientes. Veja!

Atualmente, o Nubank conta com 89,1 milhões de clientes entre seus países de atuação. Desse total, 73,8 milhões são ativos. Sob essa perspectiva, a instituição financeira oferece diferentes modalidades de crédito aos usuários e, por isso, apresenta a situação de inadimplência em seus resultados. 

De acordo com os dados do 3T23, o percentual de inadimplência cresceu entre todas as faixas de renda, mas, em três delas, ficou abaixo do patamar registrado pelo mercado no período, no que se refere ao cartão de crédito

O cartão de crédito do Nubank segue como principal produto da companhia, com um alcance de 38,9 milhões de clientes ativos no 3T23, o que representa um crescimento de 23% em relação ao ano passado. 

Inadimplência do Nubank

A inadimplência de 15 a 90 dias de atraso dos produtos do Nubank registrou queda de -10pb na comparação com o trimestre anterior e ficou em 4,2%. Em contrapartida, a inadimplência acima de 90 dias subiu 20pb para 6,1% no período. 

Entre as faixas de renda, de janeiro a setembro deste ano, a situação ficou da seguinte forma:

  • Menos de 1 salário mínimo: de 5,5% para 8,3%;
  • Entre 1 e 2 salários mínimos: de 5,8% para 7,9%;
  • Entre 2 e 3 salários mínimos: de 5,3% para 7,1%;
  • Entre 3 e 5 salários mínimos: de 4,6% para 6,5%;
  • Entre 5 e 10 salários mínimos: de 3,9% para 5,7%;
  • Entre 10 e 20 salários mínimos: de 3,5% para 4,6%. 

Sendo assim, com exceção da faixa de renda mais alta, os níveis de inadimplência ficaram todos abaixo do índice registrado pelo mercado. 

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Mão segurando cartão do Nubank e cédulas de dinheiro ao fundo.
Imagem: Lais Monteiro/ shutterstock.com

Carteira total de crédito

Sobre a Carteira Total de Crédito, que contempla o cartão e o empréstimo pessoal, os resultados apresentados pelo Nubank apontam para uma alta performance entre as duas modalidades disponíveis ao longo deste ano. Veja:

  • 1T23:  82% cartão de crédito (US$ 10,5 bi); 18% empréstimo pessoal (US$ 2,3 bi);
  • 2T23: 81% cartão de crédito (US$ 12 bi); 19% empréstimo pessoal (US$ 2,8 bi);
  • 3T23: 80% cartão de crédito (US$ 12,3 bi); 20% empréstimo pessoal (US$ 3,1 bi). 

Imagem: Lais Monteiro/ shutterstock.com