Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Incorporação da SulAmérica à Rede D’Or foi aprovada: veja os detalhes!

A cadeia de hospitais anunciou a compra da operadora de planos de saúde no início de 2022, mas aprovação só aconteceu agora. Entenda o motivo.

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) efetuou a aprovação do pedido feito pela Rede D’Or, maior cadeia de hospitais do Brasil. Dessa forma, a rede assume o controle societário das operações da SulAmérica, uma das principais operadoras brasileiras de planos de saúde.

Após oito meses analisando a compra, a diretoria colegiada da agência liberou a incorporação com ressalvas, mediante o cumprimento de algumas medidas que buscam proteger o consumidor. Então, a reunião que sacramentou a aquisição aconteceu na segunda-feira (19), ocasião em que a ANS divulgou também as condições exigidas para autorizar o negócio.

Enfim, as operadoras SulAmérica Companhia de Seguro Saúde (Registro ANS: 006246), SulAmérica Odontológico S.A. (Registro ANS: 417815), Paraná Clínicas – Planos de Saúde S.A. (Registro ANS: 350141) e SulAmérica Seguradora de Saúde S.A. (Registro ANS: 000477) fazem parte do grupo adquirido pela Rede D’Or.

Condições para aprovação

Entre as cinco condições, a agência reguladora estabeleceu que o representante da Rede D’Or no Conselho Administrativo da Qualicorp, maior administradora brasileira de planos de saúde coletivos por adesão e benefícios, se abstenha de votar em assuntos exclusivamente relacionados às operadoras que integram o conglomerado da SulAmérica.

A administradora de benefícios, por sua vez, não poderá comercializar exclusivamente os planos de saúde das operadoras do conglomerado adquirido pela D’Or. Da mesma maneira, os planos do grupo SulAmérica não podem ser comercializados apenas pela Qualicorp.

Além disso, ações para o saneamento econômico-financeiro da Paraná Clínicas, empresa parte do conglomerado da SulAmérica, terão de ser realizadas em 30 dias. Esse prazo é contado a partir da data de aprovação da aquisição pela ANS, na última segunda.

Por fim, a agência irá monitorar a operação que aprovou por dois anos, e poderá, no período de acompanhamento, solicitar a emissão de relatórios sobre o processo. A ANS destaca que a incorporação não envolve desembolso financeiro, apenas troca de ações.

Histórico da incorporação

A agência informa que, no último dia 7 de novembro, o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), autarquia federal vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, já havia aprovado a compra da SulAmérica pela Rede D’Or.  

Desse modo, a maior cadeia de hospitais do Brasil anunciou a compra da operadora de planos de saúde em fevereiro deste ano. Em comunicado emitido à época, o valor da transação não foi divulgado.

“A combinação entre as Companhias baseia-se em fundamentos estratégicos para expansão e alinhamento dos seus ecossistemas de saúde, incluindo os negócios de saúde, odonto, vida, previdência e investimentos, em favor de todos os clientes, beneficiários e parceiros de negócio”, descreve trecho do documento.

Imagem: Postmodern Studio / shutterstock.com