Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Indústria brasileira deve ter maior crescimento em 2024

Projeções do setor apontam para um crescimento mais favorável da indústria brasileira a partir deste ano.

Em um contexto de expectativas cautelosas, o desempenho do setor industrial em novembro de 2023 trouxe uma grata surpresa para os economistas. O crescimento de 2,5% registrado pela indústria brasileira na produção, uma melhora no acesso a crédito e a continuidade na queda de juros indicam uma recuperação. 

Esta perspectiva otimista se alimenta por fatores como a queda nas taxas de juros, o controle da inflação e um mercado de trabalho favorável, fortalecendo que esse crescimento é possível mesmo diante das adversidades econômicas.

Melhora para a indústria brasileira em 2024

Apesar do crescimento notado em novembro, o diagnóstico geral para 2023 ainda indica um período de estagnação para o setor industrial. Os desafios apresentados pelo contexto econômico global resultaram em um ano em que a indústria brasileira “andou de lado”, sem conseguir alcançar um crescimento significativo.

No entanto, mesmo com os desafios enfrentados em 2023, as perspectivas para 2024 são mais otimistas. Com a previsão de continuidade na queda da taxa de juros, a inflação sob controle e um mercado de trabalho ainda favorável, a tendência é de que a indústria brasileira experiencie uma melhora, ainda que moderada.

Nesse sentido, a melhora do crédito e a continuidade na queda de juros são fatores que podem contribuir para o crescimento da indústria brasileira neste ano. No entanto, os economistas salientam a importância de manter um monitoramento contínuo do cenário econômico para avaliar o impacto desses fatores na recuperação da indústria.

Homem com roupa de proteção e uma prancheta nas mãos em uma fábrica.
Imagem: Gorodenkoff / Shutterstock.com

Previsão para o crescimento do PIB

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou em relatório que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve crescer 1,7% em 2024, estimulado pelas famílias e parcialmente pelo consumo do governo. Contudo, esse ganho apresenta uma desaceleração, sendo quase metade da projeção de 3% que a instituição fez para 2023.

Veja também:

Novo projeto prevê multa e prisão para venda de cigarro eletrônico a menores de idade; saiba mais

Prevê-se que o cenário econômico internacional seja pouco favorável no próximo ano, o que poderá barrar novos aumentos históricos no saldo positivo da balança comercial. Em 2023, o saldo recorde resultou principalmente das exportações ampliadas de produtos agropecuários e da indústria extrativa.

Imagem: Gorodenkoff / Shutterstock.com