Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Inflação alta pode causar um grande problema ao FGTS

Com a alta inflação, os valores do FGTS perdem seu poder de compra. Veja como pedir uma revisão mais justa

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Com a taxa inflacionária a 11,7% no acúmulo dos 12 últimos meses, o poder de compra do brasileiro tem caído drasticamente. Nesse sentido, os valores liberados pelo Fundo de Garantia de Tempo de Serviço (FGTS) valem muito menos quando comparados a anos anteriores. 

Diante dessa realidade entra em pauta a revisão do FGTS, que busca justamente adequar o valor dos trabalhadores parados no fundo com os ajustes da inflação. Para realizar o cálculo do quanto poderia receber com a revisão, basta usar os dados dos extratos e aplicar na calculadora LOIT FGTS por meio do site

Revisão do FGTS

O direito à revisão e o recebimento do valor correto está em andamento no Supremo Tribunal Federal, mas ainda não há prazo para votação. O recomendado é que as pessoas já entrem com o pedido para agilizar o processo caso seja aprovado. 

Os pedidos podem ser feitos também através do site com toda a documentação necessária e as demais orientações. 

Essa revisão se faz necessária porque o FGTS é corrigido com base na Taxa Referencial de Juros, que geralmente, fica abaixo dos ajustes da inflação. Quando calculados, os valores apontam uma enorme discrepância. 

Poder de compra dos brasileiros 

Em março deste ano, uma pesquisa realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) apontou que 90% das profissões brasileiras tiveram seu poder de compra comprometido pela alta da inflação. Os salários, nesse período, tiveram reajuste de 3,6% contra 11,7% de inflação. O que significa uma perda no poder aquisitivo de 8,1%. 

Segundo economistas, para o salário ter um real crescimento, o valor precisa ultrapassar a taxa inflacionária. Esse não é o cenário no país. Atualmente, somente uma em cada dez profissões consegue vencer a taxa. 

Para a realização do estudo, foram consideradas 140 profissões que representam 72% dos trabalhadores.

Conforme as informações encontradas, a profissão mais afetada foi a de faxineiro, e logo em seguida a de motorista de ônibus. As duas carreiras já demonstravam certo declínio ao longo dos anos e foram fortemente afetadas pela pandemia de Covid-19. 

Como é calculado o poder de compra?

O Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM) é calculado mensalmente pela FGV (Fundação Getulio Vargas). Ele serve como um dos indicadores da inflação no país, e por meio dele é possível verificar o poder de compra. 

Se os dados do IGPM apontarem um aumento, significa que o dinheiro passa a ter menor valor. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças? 

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com