Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Inflação pode começar a cair ainda este ano, dizem especialistas

Segundo informações do relatório Focus, a inflação, ainda para este ano, e também para 2024, pode cair! Clique e saiba mais.

Segundo novas estimativas, para este ano de 2023, a inflação pode cair ainda mais. As informações são do relatório Focus, do Banco Central, desta última segunda-feira (23). No total, foram mais de 100 instituições financeiras que participaram da pesquisa.

Ao que parece, nesta nova projeção para o IPCA, houve um recuo de 4,75% para 4,65%. Essa diminuição deixa o Brasil mais perto de sua meta e se afasta do teto permitido para a inflação ser considerada como cumprida. A meta de 2023 é 3,25%, mas, se chegar em até 4,75%, continua dentro do esperado.

Veja mais da projeção que garante que inflação pode cair

Letras que escrevem "IPCA" e dois montes de moedas de 1 real e 50 centavos sobre uma superfície marrom
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Todas as projeções mudaram após a divulgação da inflação para setembro, que recuou 0,26% e ficou abaixo, mais uma vez, da expectativa dos analistas. A previsão, no início do ano, do relatório Focus, era que a inflação para 2023 chegasse em 5,23%.

Entretanto, ao que tudo indica, se nos próximos 2 meses continuarmos em queda, essa vai ser uma quebra de sequência de não-cumprimento da meta do Conselho Monetário Nacional (CMN). Isso porque, em 2021, o IPCA estava em 10,06% e, em 2022, a inflação somou 5,79%.

Agora, para conseguir que a inflação continue caindo no próximo ano, o BC já está trabalhando na meta do próximo ano. Para isso, é preciso definir uma taxa básica de juros e, também, fazer o possível para conter a alta dos preços.

Veja outras projeções do relatório Focus

Em suma, além de trazer a informação de que a inflação pode cair, o Focus também trouxe outras projeções, como para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2023. O crescimento também diminuiu, de 2,92% para 2,9%. Esse indicador serve para entender o avanço ou a evolução da economia brasileira.

Veja também:

Novo Bolsa Família: cerca de 5,5 milhões de beneficiários entraram para o mercado de trabalho formal em 2023

Ainda, para o próximo ano, o relatório se mantém como nas últimas projeções, em 1,5%. Por fim, para a taxa de juros, as informações se mantiveram, tanto para 2023 quanto para 2024. Assim, a Selic para este ano está em 12,75% e, para o próximo ano, em 11,75% ao ano.

Entenda como a inflação afeta o seu bolso:

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com