Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Influenciadoras divulgam empréstimo consignado do Auxílio Brasil e são criticadas

Natália Deodato, Gabi Martins e Viih Tube receberam críticas após propagandas de empréstimo

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

No início deste mês, uma postagem com diversas divulgações efetuadas por influenciadoras digitais de empréstimo consignado para quem recebe o Auxílio Brasil ou faz o Saque-Aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) viralizou nas redes sociais. Dessa forma, internautas criticaram a recomendação.

As publicações

A ex-BBB Natália Deodato, que conta com 3 milhões de seguidores, foi quem fez a publicação mais recente. No Instagram ela respondeu o questionamento: “Natália, recebo Auxílio Brasil e estou sem dinheiro. Consegue me ajudar?”.

Assim, Natália recomendou o serviço de um suposto amigo chamado Bruno, que estaria fazendo pré-cadastro para quem quisesse contratar um crédito exclusivo para quem recebe Auxílio Brasil quando o governo liberasse. “Não precisa ter nome limpo para conseguir!” e “Super rápido e 100% de confiança” foram alguns dos comentários feitos pela influenciadora.

Já as ex-BBBs Gabi Martins, com 12,8 milhões de seguidores, e Viih Tube, com 23,5 milhões, há cerca de 30 semanas, já haviam divulgado a antecipação do saque-aniversário do FGTS da mesma forma, respondendo às caixinhas de perguntas.

Ao serem solicitadas para darem uma indicação de confiança, o texto de resposta foi igual: “Eu super indico o @brsouzaa_. Ele já é conhecido na área, faz a liberação certinha do FGTS. Você fazendo hoje, amanhã já recebe o valor. É só resgatar o seu FGTS. Você já concorre a um super sorteio de R$ 1 mil”.

Contudo, das três influenciadoras, apenas Viih Tube identificou a resposta como publicidade.

Falta de empatia

De acordo com Ione Amorim, coordenadora do programa de serviços financeiros do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), as posturas são reprováveis.

“Demonstram uma total falta de empatia e consciência da realidade brasileira atual, que é de superendividamento. Elas recomendam de forma banal, sem nenhum trato sobre os riscos deste tipo de crédito. Incentivam, para milhões de seguidores, a tomada de empréstimos para quaisquer fins, como para uma saída no fim de semana”, pontuou Ione ao portal iG.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Alexandre Zorek / Shutterstock.com