Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Número de chaves cadastradas no Pix é o dobro da população brasileira

Até julho deste ano, foram registradas 478 milhões de chaves Pix, portanto, duas vezes mais que os 214,9 milhões brasileiros.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

De acordo com dados do Banco Central do Brasil (BC), a quantidade de chaves Pix cadastradas já é o dobro da população brasileira. Dessa forma, até julho deste ano, foram registradas 478 milhões de chaves, portanto, duas vezes mais que os 214,9 milhões brasileiros.

A maioria das chaves (95%) pertence a pessoas físicas. Segundo o Banco Central, o número de operações através do Pix ultrapassa outros meios como cartão pré-pago, transferência intrabancária e débito direto.

Chaves Pix

Lançado pelo Banco Central em novembro de 2020, o Pix é uma ferramenta de pagamento instantâneo e gratuita. Assim, desde então, o número de usuários triplicou, passando de 41 mil para 131 mil. 

A chave mais utilizada pelos usuários da funcionalidade é a aleatória, onde uma combinação de letras e números é disponibilizada para a realização da transação. Portanto, são pelo menos 190 milhões de chaves aleatórias, o que corresponde a 39,8%. Logo em seguida vem o CPF, com 22,7%, número de celular, com 21% e endereço de email, com 17,7%.

Movimentação do Pix

Em suma, o Pix movimentou R$ 933 bilhões em mais de 2 trilhões de transações em julho deste ano. Contudo, a adesão às modalidades Pix Saque e Pix Troco, lançadas em novembro de 2021, ainda é baixa em comparação com o total de transações, porém tem apresentado crescimento. Dessa forma, as duas modalidades totalizaram 270 mil transações.

Essas funcionalidades lançadas mais recentemente permitem que os usuários façam saques em estabelecimentos comerciais, não somente em caixas eletrônicos. Entretanto, a oferta destes serviços é opcional e está sujeita a adaptação dos sistemas das lojas.

Golpes com Pix

De acordo com estimativa dos próprios bancos, os golpes podem causar prejuízos de cerca de R$ 2,5 bilhões contra o sistema financeiro nacional neste ano, sendo que 70% das fraudes serão de operações via Pix.

“O Pix é seguro. Mas, se você é vítima de um sequestro-relâmpago ou sofre um golpe, a experiência [com a plataforma] é prejudicada”, afirmou Ricardo Teixeira Leite Mourão, chefe do Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos (Deban) do Banco Central, durante a Febraban Tech 2022, em São Paulo.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com