Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ingresso falso: aprenda a identificar e fugir de golpes

Já imaginou esperar ansiosamente por um evento e na hora descobrir que comprou um ingresso falso? Saiba como identificar esse tipo de golpe

Perder as vendas oficiais dos ingressos de um evento desejado pode ser bastante frustrante. Mas, quando isso acontece, surge uma nova oportunidade: a compra do ticket por terceiros, e você decide adquirir um, afinal, você quer muito aquilo.

A ansiedade para o dia só aumenta. Chegada a hora, você descobre ter em mãos um ingresso falso, e mais uma vez é invadido pelo sentimento de frustração. Ninguém quer passar por isso. Assim, é importante saber que esse tipo de situação pode ser evitada. Siga na leitura e saiba como identificar e fugir dos golpes.

Entenda o golpe do ingresso falso

Seja comprando diretamente de uma pessoa, por meio de sites não oficiais de revenda on-line ou em grupos nas redes sociais, o ingresso falso é um golpe que vem se popularizando. Cabe destacar que nem sempre esse tipo de venda significa fraude, mas esse é um risco assumido.

Na ação, os criminosos fazem uso do intenso desejo dos fãs pela tão sonhada entrada em determinado evento para aplicar golpes financeiros. Geralmente, os preços dos ingressos falsos são supervalorizados, e os golpistas conseguem ganhar fortunas às custas da decepção das vítimas. 

Além disso, por vezes, o criminoso se passa por fã, para demonstrar credibilidade na hora da venda, inventando alguma desculpa para justificar o fato de estar se desfazendo do ingresso. 

Saiba como identificar a ação dos golpistas

Mas como saber se um ingresso é falso? Esta é a pergunta pela qual você, leitor, está aqui. Por isso, a seguir vão algumas dicas de como reconhecer um ticket que não é verdadeiro.

Ao entrar em contato com o vendedor, todo detalhe é importante antes de fechar negócio. Assim, é indispensável que se observe tudo: cores, tipografia, simetria das linhas e os outros elementos gráficos do ingresso. A grande maioria conta com marca d’água e selo holográfico, para ajudar na identificação da validade.

O fato de existirem informações ausentes ou duplicadas também pode ser um indicativo de ingresso falso. Ademais, a baixa qualidade ou borrões também não são bons sinais. Outra evidência que pode indicar golpe são os preços: entradas muito baratas e muito caras merecem a sua desconfiança.

Por fim, dê preferência à compra pela bilheteria oficial, uma vez que é o jeito mais seguro de adquirir o ticket. Caso não tenha conseguido, considere as dicas anteriores antes de efetuar qualquer operação para adquirir sua entrada.

Imagem: red mango / Shutterstock.com