Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Inscrição em dia no CadÚnico permite que inscrito ganhe excelente benefício

Manter o CadÚnico atualizado pode te tornar elegível para um excelente benefício; saiba como conseguir e como ele funciona.

Com as comemorações de fim de ano, muitas famílias terão uma surpresa do governo, pois podem receber um novo benefício liberado para inscritos no CadÚnico.

Entretanto, este benefício só será disponibilizado para beneficiários que estejam com seus dados atualizados no Cadastro Único, bem como os dados de sua família. 

Assim, o programa disponibilizado pelo Governo Federal, intitulado ‘Telefone Popular’, propõe a a oferta de um telefone fixo para famílias em que ter um serviço fixo de telefonia é uma realidade distante.

Dessa forma, a inclusão no benefício promete uma assinatura mensal nestes planos, bem como 90 minutos de ligação mensais, que não são acumulativos. 

Como solicitar o benefício

Para solicitar o benefício é importante, em primeiro momento, que o cidadão esteja com seus dados atualizados no Cadastro Único. Dessa maneira, ele se torna elegível para participação do Telefone Popular. 

Entretanto, após a verificação do CadÚnico, o responsável familiar deverá recorrer à concessionária mais próxima de onde mora, para que seja feita a solicitação do benefício com documentos pessoais em mãos, como CPF e o Número de Identificação Social (NIS).

Caso o CPF não esteja cadastrado no Cadastro Único, também é possível informar o Título de Eleitor ou, até mesmo, o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI). 

Após a verificação da concessionária, caso o possível beneficiário esteja apto a receber o benefício, a empresa realizará o atendimento em até sete dias. Contudo, para entrar em contato com as concessionárias basta utilizar os seguintes telefones:

  • 10312 – CTBC Telecom;
  • 10314 – Oi Região 2 (antiga área de atendimento da Brasil Telecom);
  • 10315 – Telefônica/Vivo;
  • 10331 – Oi Região 1;
  • 10343 – Sercomtel.

Tarifas e chamadas concedidas

Em suma, o ‘Telefone Popular’ é uma iniciativa do Governo Federal que pensa na concessão de telefonia fixa às famílias de baixa renda. Dessa forma, esse serviço em condições especiais é concedido por uma tarifa mensal reduzida, que custa cerca de R$ 15,00, a depender de cada região e estado. 

Entretanto, é importante ressaltar que caso o beneficiário deseje mais que os 90 minutos disponíveis, ou até chamadas internacionais, ou de longa distância, e chamadas para celulares, é necessário que ele mesmo insira créditos no telefone.

Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com