Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Inscritos no CadÚnico tem direito a receber o Auxílio Aluguel; veja como pedir o benefício

Entenda como o CadÚnico pode te ajudar no valor do aluguel de casa e saiba como pedir este benefício social ao governo.

As três esferas do governo – nacional, estadual e municipal – usam o Cadastro Único (CadÚnico) como um grande banco de dados. Neste registro, se coleta as suas informações sociais e econômicas, e com isso, é possível receber vários benefícios sociais

O Auxílio Aluguel é um desses benefícios, liberado graças à inscrição no CadÚnico. Ele pode ser repassado tanto pelo governo da sua cidade quanto pela iniciativa federal. Veja, a seguir, como se inscrever no CadÚnico e como funciona o Auxílio Aluguel

Inscrição e funcionamento do CadÚnico

Mão segurando celular que mostra tela inicial do aplicativo CadÚnico
Imagem: JERO SenneGs / Shutterstock.com

O registro do CadÚnico pode ocorrer na unidade do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próxima de sua casa. Lá, o solicitante deve apresentar os documentos de todas as pessoas do grupo familiar.

Veja também: Cartão Carrefour não chegou à sua casa? Saiba o que fazer

Isso inclui, por exemplo, documentos de identificação pessoal, comprovantes escolares, de renda e endereço. Com isso, seus dados socioeconômicos serão incluídos no CRAS e você passará a ter direito aos benefícios. 

O CadÚnico está disponível para pessoas a partir de 16 anos ou por representantes legais. Além do Auxílio Aluguel, é interessante consultar – na própria unidade no CRAS – quais outros benefícios você pode ter direito. 

Como é possível receber o Auxílio Aluguel?

Você pode receber o Auxílio Aluguel de duas formas. As prefeituras oferecem o benefício mensal para famílias em fragilidade econômica ou afetadas por desastres naturais. Nesse sentido, a solicitação é feita diretamente na prefeitura de sua cidade.

Ademais, a segunda opção é o aluguel social, oferecido pelo Governo Federal. Portanto, ele pode fornecer pagamentos mensais em caso de situação de desabrigo, como uma resposta temporária até que você consiga se sustentar em uma nova residência. 

Sendo assim, haverá uma prioridade em programas habitacionais, incluindo o Minha Casa, Minha Vida. Por fim, o CRAS é responsável por receber as solicitações de aluguel social. Lá, o responsável familiar receberá orientações detalhadas sobre os documentos necessários, proporcionando um processo mais ágil e eficaz.

Imagem: JERO SenneGs/shutterstock.com