Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Inscritos no CadÚnico vão ganhar mais benefícios e melhorias, confira!

O Governo Federal garantiu que as famílias inscritas no CadÚnico terão melhorias futuras. Saiba mais informações!

Mais de 240 mil pessoas que estavam registadas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) começaram a receber o benefício Bolsa Família neste mês de fevereiro, segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).

Ademais, os inscritos que ainda estão em fase de revisão de dados também serão considerados para benefícios futuros. Saiba mais informações sobre essa iniciativa do Governo Federal na sequência!

Importância do CadÚnico para benefícios sociais

Imagem de celular mostrando tela inicial do aplicativo CadÚnico.
Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com

O CadÚnico é uma ferramenta crucial para a gestão de assistência social no Brasil. Através das informações fornecidas, o sistema público reconhece os brasileiros que necessitam de auxílio, sua localização e suas necessidades individuais. O sistema, que possui dados de 43 milhões de famílias, garante o acesso a mais de 30 programas mantidos pelo governo.

No entanto, existem pessoas que acabam fornecendo informações falsas, levando, por vezes, à ocupação de vagas por indivíduos que não tem o direito ao benefício. Para combater fraudes estão disponíveis duas formas de fiscalização – a averiguação cadastral e a atualização cadastral.

Qual o procedimento da atualização cadastral?

Segundo o Secretário Nacional de Assistência Social, André Quintão, a atualização do CadÚnico promove uma maior efetividade no resultado da política pública. Logo, isso permite alcançar diretamente quem mais precisa. Sendo assim, é preciso ir a um Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) assim que receber a notificação.

Logo, a convocação das famílias para a atualização ocorre quando possuem dados desatualizados há mais de 2 anos, quando têm seus benefícios bloqueados por erro ou fraude, ou quando constatada uma discrepância no processo de averiguação.

Veja também:

MRV abre vagas de emprego para todo o país, confira as novas oportunidades

Ademais, também é preciso informar quando houver mudança de endereço, escola ou renda ou não realizarem o acompanhamento nutricional ou a frequência escolar das crianças. Dessa forma, o envio das notificações para esse público acontecerá por SMS, extratos bancários, ou por meio dos aplicativos CadÚnico (Android, iOS), Bolsa Família (Android, iOS) ou Caixa Tem (Android, iOS).

Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com