Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: 7 dicas para te ajudar na hora de solicitar o seu benefício

Há alguns casos nos quais você pode conseguir a aposentadoria antes do previsto.

0

Na hora de fazer uma solicitação no INSS, é muito importante ter atenção, de forma a não perder tempo nem dinheiro. Sendo assim, confira abaixo 7 dicas para que podem te ajudar na hora de pedir o seu benefício. 

INSS: 7 dicas para te ajudar na hora de solicitar o seu benefício

  1. Confira o seu CNIS: O CNIS é o seu histórico no INSS. Ou seja, um documento que apresenta todas as empresas em que você trabalhou, as datas de entrada e saída, bem como a remuneração recebida. Por isso, sempre confira o seu CNIS antes de fazer qualquer requerimento.
  2. Avalie qual o melhor momento para pedir a aposentadoria: Antes de pedir a sua aposentadoria no INSS, realize uma simulação para ver qual o momento mais vantajoso para você.
  3. Compare os tipos de aposentadorias: Com isso, você pode avaliar também o melhor cenário antes de pedir o benefício ao INSS.
  4. Trabalhos insalubres: Quem trabalhou nessas situações pode ter direito a um adicional no tempo de contribuição. O acréscimo pode ser de 40% no tempo de contribuição do homem e 20% no da mulher. No entanto, essa medida vale só para quem trabalhou nessas condições, antes de 12/11/2019.
  5. Trabalho sem registro na carteira: Existem vários casos de empresas que não registram os seus funcionários para pagar menos impostos. Nesse caso, é possível pedir o reconhecimento desse período. Para isso, é preciso apresentar documentos que comprovem o trabalho na empresa.
  6. Trabalho como autônomo para Pessoa Jurídica (PJ): O trabalhador autônomo tem a obrigação de contribuir com o INSS. Caso isso não ocorra, o período não é contado para a aposentadoria. Contudo, se você prestou serviços para PJ a partir de 2003, pode solicitar o seu benefício, pois é obrigação da PJ acertar a sua contribuição. Mas atenção, para isso, é necessário apresentar documentos que provem a prestação de serviço.
  7. Trabalho rural anterior a 1991: Os trabalhadores podem ter esse período de trabalho rural anterior a 1991 considerado para a aposentadoria, sem precisar ter trabalhado para o INSS. Isso vale para quem trabalhou sob o regime de economia familiar a partir dos 14 anos de idade. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...