Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS admite que fila de beneficiários não está diminuindo; entenda

Meta fica abaixo das expectativas do governo. Presidente do Instituo destaca os motivos do atraso; confira.

Mesmo após esforços do governo e do Ministério da Previdência, a fila do INSS não diminuiu. O Programa de Enfrentamento à Fila do Instituo Nacional do Seguro Social foi implementado há 40 dias, mas trouxe resultados abaixo do esperado. Durante esse período, o número de análises em espera teve queda de 5,7%.

A marca é considerada baixa pelo governo, que tem o objetivo de zerar a lista de pedidos, com prazo superior a 45 dias até o final de 2023. No entanto, até o dia 28 de agosto, o estoque de solicitações em aberto foi de 1,79 milhão no mês de junho, em comparação com 1,69 milhão de agosto.

Leve queda na fila do INSS

Segundo dados do Portal da Transparência Previdênciária, coletados pelo INSS, a fila de atendimentos teve uma leve queda de 5,7% em todos os setores. No que se refere às solicitações com prazo superior a 45 dias, os números também não são animadores. Nesse período, as análises pendentes caíram de 1,1 milhão para 1,05, correspondente a uma redução de 7,95%.

Essa área é um dos focos do governo, já que possui um dos maiores prazos de espera do Instituto. Além disso, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), cobrou o ministro da Previdência, Carlos Lupi. Em outras palavras, ele ressaltou que não medirá esforços para resolver o problema.

“Se é falta de funcionário, a gente tem de contratar funcionário Se é falta de competência, a gente tem de trocar quem não tem competência”, afirmou Lula, em julho.

Mão segurando celular com o aplicativo Meu INSS aberto.
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Atraso nas análises dos benefícios do INSS

Uma semana após a fala, o governo anunciou a criação do Programa de Enfrentamento à Fila do INSS. Ademais, como forma de estimular os servidores a realizaram mais análises, foram ofertados adicionais por cada pendência resolvida.

Veja também:

Beneficiários do Bolsa Família acabam de receber ÓTIMA NOTÍCIA

Por fim, o presidente do Instituto, Alessandro Stefanutto, destacou ao Estadão os dois principais fatores para a queda aquém do esperado. O primeiro foi o maior número de pedidos no mês de agosto, em que 800 mil pessoas realizaram solicitações. Além disso, alguns processos em aberto são postergados para o mês seguinte por conta da solicitação de documentos adicionais.

Imagem: SERGIO V S RANGEL/ Shutterstock.com