Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS anuncia mutirões para diminuir fila de benefícios

O INSS dará início, em junho, a mutirões a fim de agilizar a análise de pedidos de benefícios assistenciais. Confira as datas!

O Instituto Nacional do Seguro Social está em crise. Isso porque, só em 2023, a fila de espera pela análise de um requerimento enviado possui 1,3 milhões de brasileiros. Ainda, há pessoas que já aguardam por atendimento há mais de um ano.

Desse modo, o instituto anunciou que dará início, no próximo mês de junho, a mutirões a fim de agilizar as análise de pedidos de benefícios assistenciais para pessoas com deficiência (PCDs). Segundo o órgão, o objetivo é diminuir o estoque de requerimentos.

A iniciativa visa principalmente o Norte e o Nordeste do Brasil, onde a fila de espera pelo concessão é maior. No entanto, haverá ações em outras regiões do país também, ocorrida sempre aos finais de semana. A previsão é que 72 profissionais atendam cerca de 1,5 mil de cidadãos.

Em que parcela da população focarão os mutirões do INSS e como eles funcionarão?

De acordo com o INSS, “o foco será nas avaliações sociais pelos assistentes sociais do INSS, que é uma das etapas para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas, destinado a pessoas com deficiência com renda de até 25% do salário mínimo por pessoa da família)”.

O benefício também é concedido a idosos acima de 65 anos de baixa renda. Isso contempla cerca de 34% da fila de espera, com pouco mais de 435 mil de solicitantes do BPC/Loas.

Além das avaliações sociais, outros profissionais vinculados à Previdência Social estarão presentes durante os mutirões. Servidores e peritos médicos darão orientações aos segurados, realizarão exames médicos e concluirão processos.

Para ter acesso ao mutirão, o segurado deve ligar na Central de Atendimento 135 e realizar o agendamento para as datas disponíveis.

Calendário dos mutirões do INSS

  • Caruaru (Pernambuco) – 3 e 4 de junho;
  • Imperatriz (Maranhão) – 10 e 11 de junho;
  • Manaus (Amazonas) – 17 e 18 de junho;
  • Montes Claros (Minas Gerais) – previsto para 24 e 25 de junho.

Imagem: Joa Souza / Shutterstock.com