Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: atrasos em perícias médicas afetam milhares em todo o Brasil e gera crise

A crise no INSS causa atrasos em perícias médicas, afetando beneficiários em todo o país. Saiba mais sobre os impactos e possíveis soluções!

A produtividade dos peritos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apresentou uma queda significativa, deixando quase 100 mil brasileiros em uma situação vulnerável. Esses cidadãos dependem mensalmente dos serviços oferecidos pelo INSS, contudo, encontram-se em longa espera por devido atendimento.

Assim, esta informação foi destacada por meio de um estudo realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), revelando a grave situação que compromete a eficiência do sistema previdenciário nacional. Continue a leitura!

Atrasos de atendimento no INSS gera crise

Fachada de uma agência do INSS.
Imagem: Angela_Macario / shutterstock.com

Além da queda na produtividade no INSS, o TCU identificou na análise outros fatores prejudiciais ao atendimento. Entre eles, estão a alocação ineficiente de recursos, as metas de desempenho desatualizadas e as deficiências na infraestrutura tecnológica do órgão.

Ademais, entre os serviços mais prejudicados pela situação atual, encontra-se o de perícias médicas, essenciais para o acesso a benefícios como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e os previdenciários por incapacidade.

A legislação prevê que tais perícias do INSS ocorram em até 45 dias. Contudo, a realidade dista muito deste parâmetro, com o prazo médio de espera chegando a 82 dias a nível nacional, e em alguns estados os prazos superam os 200 dias. Ainda, estados como Rondônia, Tocantins e Amazonas apresentam os tempos de espera mais críticos, com 247, 226 e 221 dias, respectivamente.

Quais são as sugestões para melhorias, afinal?

Por sua vez, o Tribunal de Contas da União, perante este cenário alarmante, emitiu recomendações ao Ministério da Previdência Social. Uma das principais sugestões é o ajuste nas metas diárias de atendimento estabelecidas pelo Programa de Gestão e Desempenho da Perícia Médica Federal, de modo a alinhar as jornadas de trabalho dos peritos com a legislação vigente.

Veja também:

FGTS: nova lei libera saque acima de R$ 2 mil

Sendo assim, e objetivo é elevar a qualidade dos serviços que o INSS oferece aos segurados, mitigando os impactos negativos na vida dos cidadãos.

Imagem: Angela_Macario / shutterstock.com