Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Câmara aprova MP que aumenta o limite do crédito consignado para 40%

Saiba mais sobre as mudanças nessa modalidade de empréstimo

0

A Câmara aprovou nesta segunda-feira (8) a MP que aumenta de 35% para 40% o limite para aposentados e pensionistas do INSS contratarem crédito consignado. Além disso, servidores públicos federais e estaduais e trabalhadores com carteira assinada (CLT) também poderão usufruir do novo limite. Agora, o texto segue para o Senado, e a MP perde a vigência na quinta-feira (11). As informações são da Agência Brasil.

Com isso, dos 40% previstos no novo texto, são destinados cinco pontos percentuais para saque ou pagamento da fatura do cartão de crédito. Entretanto, é importante ressaltar que se trata de um percentual que já existia antes da edição da MP. Além disso, o percentual de 40% também será aplicado para as operações de crédito tomadas por militares, servidores públicos estaduais e municipais, servidores públicos inativos, empregados públicos da administração direta, entre outros.

É provável que você também goste:

Confira todos os benefícios oferecidos pelo Caixa Tem

Auxílio Emergencial: mães chefes de família vão receber novo valor em dobro novamente?

Saiba mais sobre as mudanças no crédito consignado do INSS

Anteriormente, quem tinha interesse no crédito consignado do INSS poderia comprometer até 30% do valor mensal do seu benefício. Já a taxa máxima de juros de empréstimo era de 1,8% ao mês, com a dívida podendo ser parcelada em até 84 meses. Agora, pelo texto aprovado, o novo limite, que tinha terminado em dezembro de 2020, passará a valer até 31 de dezembro de 2021.

Além disso, depois desse prazo, as dívidas de consignado voltarão aos patamares anteriores. Ou seja, serão mantidas apenas aquelas contratadas com o aumento temporário. O INSS também não permite novas contratações até que o total do desconto volte ao máximo de 35%. Hoje, todos os bancos possuem convênios com o INSS para fornecer o empréstimo consignado, e a solicitação é bem simples. Entretanto, lembre-se sempre de conferir se o seu agente de crédito é certificado.

Cuidado com ligações abusivas oferecendo crédito

Por fim, se você tem recebido muitas ligações com ofertas de empréstimo, e deseja reclamar desse tipo de abuso, pode fazer um pedido por meio do site Não Me Perturbe. Esse serviço, criado por bancos em parceria com operadoras de telefone, bloqueia o número indesejado para esse tipo de oferta. O prazo para o bloqueio, no entanto, é de até 30 dias após a solicitação.

Além disso, é preciso ficar de olho em possíveis golpes. Em geral, nesses casos, o criminoso obtém dados e informações como nome, CPF e número do benefício, realizando o empréstimo. Depois, saca o dinheiro e deixa as parcelas para você pagar. Por isso, confira sempre seu extrato de pagamento do benefício, em busca de irregularidades.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Gabriel_Ramos/shutterstock.com

Comentários
Carregando...