Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: como funciona o atendimento em mutirões? Confira

O INSS tem realizado uma série de mutirões nos últimos meses. Confira como funciona a iniciativa e como participar!

Diante da demanda para agilização de avaliações sociais e perícias médicas presenciais, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem redobrado seus esforços para a realização de atendimentos extraordinários, popularmente conhecidos como mutirões. 

Assim, o foco dessas ações é a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que contempla pessoas com deficiência e idosos. E, em alguns casos, o benefício por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença. Veja mais detalhes!

Como participar dos mutirões do INSS?

Portanto, para participar desses mutirões, é importante entender que todos os atendimentos ocorrem mediante agendamento prévio, ou seja, não há atendimento espontâneo. Assim, o agendamento pode ocorrer através de uma ligação feita pelo próprio INSS para o segurado, informando sobre a possibilidade de atendimento. 

Nesses casos, o número que aparecerá na tela do telefone celular será o (11) 2135-0135. Caso o segurado concorde, o agendamento é efetivado. A outra opção é quando o INSS divulga a abertura da agenda para avaliações sociais ou perícias médicas. 

Assim, os segurados podem realizar o agendamento através do site do Meu INSS, pelo aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS), ou entrar em contato pela Central Telefônica 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h. Além disso, o uso do Atestmed, pode ocorrer sem agendamento prévio.

Fachada do edifício sede do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), onde se lê "Previdência Social".
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Dia do atendimento

Por fim, é importante notar que, no dia do atendimento no INSS, as pessoas que foram agendadas para a avaliação social e perícia médica devem levar todos os documentos médicos necessários, incluindo laudos, atestados e receitas. E, assim, garantir que o processo de avaliação aconteça de forma eficiente e eficaz.

Veja também:

Cigarros eletrônicos descartáveis serão proibidos; saiba mais

Enfim, vale destacar que o mutirão do INSS é uma das maneiras encontradas pelo governo federal para agilizar processos e atender a população de maneira mais organizada e estratégica. Portanto, todo segurado deve ficar atento às informações e se preparar adequadamente para o atendimento.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com