Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS emite Comunicado sobre aposentados Suspensos

Notícia boa para os aposentados! INSS suspende prova de vida presencial Beneficiários da aposentadoria no Brasil receberam uma notícia animadora com a aproximação das festividades de carnaval e a iminência dos pagamento de fevereiro. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que atualmente possui mais de 39 milhões de beneficiários, confirmou a suspensão de uma exigência que vinha causando apreensão.

O que foi decidido pelo INSS?

O comunicado divulgado recentemente pelo órgão governamental assegura que os aposentados não passarão pela suspensão do benefício devido à prova de vida. A medida, que era obrigatória e causava grande preocupação, alcançou 868 pessoas nascidas entre janeiro e fevereiro, exigindo que comparecessem a uma agência do INSS ou bancária para confirmar a sua existência. A não realização da mesma acarretava na suspensão do benefício.

Nova metodologia adotada pelo INSS

A partir de 2023, a prova de vida será realizada de maneira diferente, trazendo mais facilidade e conforto para os beneficiários. Agora, ela será feita pelo próprio INSS através do cruzamento de bancos de dados, e quando houver discrepâncias, o instituto entrará em contato com o beneficiário.

Nesse novo modelo, não é mais necessário o comparecimento presencial do aposentado nas instituições. Os beneficiários que possuírem comunicados ainda vigentes, não precisam se preocupar, pois o pagamento do benefício permanecerá ocorrendo normalmente.

E no caso de suspensões do benefício?

Com essa nova sistemática, o recebimento dos benefícios previdenciários só será interrompido após todas as etapas do procedimento de prova de vida serem cumpridas, e mesmo assim, apenas caso não fique constatada a vivacidade do aposentado. Essa ação demonstra como o INSS está sempre buscando formas de melhorar o atendimento aos seus segurados, tornando os processos mais simples e menos burocráticos. Isso facilita a vida dos aposentados, que podem continuar desfrutando do seu benefício sem preocupações.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com