INSS: confira como alterar a forma de pagamento do benefício
Poucos sabem, mas os beneficiários do INSS podem modificar a forma como recebem seus benefícios previdenciários. Confira!
Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem modificar a forma como recebem seus benefícios previdenciários. Inicialmente, o pagamento ocorre através de um cartão magnético. No entanto, com a nova atualização é possível solicitar que crédito do valor ocorra diretamente em uma conta bancária própria, podendo ser corrente ou poupança.
No momento da liberação do benefício, a seleção do banco para o pagamento do benefício não fica a cargo do beneficiário, mas sim do próprio INSS, que decide entre as entidades bancárias que possuem contrato com o órgão que estão mais próximas à residência do cidadão.
Assim, quando esse processo é concluído, é emitido o cartão magnético de saque dos valores, o qual é entregue diretamente na casa do segurado. Veja mais detalhes!
Mudança na forma do pagamento do INSS
No entanto, o beneficiário do INSS tem a opção de alterar a forma de pagamento de seu benefício para conta corrente ou poupança. Assim, para realizar a mudança, basta que o beneficiário vá ao banco de escolha ou crie a conta para o recebimento do benefício.
No entanto, é preciso que a agência bancária escolhida tenha contrato com o INSS. Além disso, a alteração pode ser realizada através do site ou aplicativo do Meu INSS (disponível para Android e iOS), selecionando o serviço “Alterar local ou forma de pagamento”.
Mudando a agência de recebimento
Através do Meu INSS, também é possível alterar a agência do INSS responsável pelo benefício. Ademais, é possível solicitar a mudança de local de pagamento através da central de atendimento telefônico 135. Todavia, vale destacar que, após a concessão de um benefício, o beneficiário deve aguardar cerca de 15 dias para o recebimento do primeiro pagamento.
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Assim, é possível conferir a data em que o valor estará disponível através do Meu INSS, selecionando o serviço “Extrato de Pagamento”, ou através da central 135. Além disso, é essencial que o beneficiário compareça na data prevista ao local de pagamento, portando um documento oficial válido com foto e o CPF.
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