Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: confira como participar de mutirão para ter acesso ao BPC

Descubra tudo sobre o mutirão do INSS! Saiba datas, locais e como solicitar o BPC e receber um salário mínimo por mês

Os residentes de Uberaba e regiões vizinhas que estão em busca de acelerar o processo para obtenção de Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas com deficiência têm uma excelente oportunidade. Nos dias 25 e 26 de maio, ocorrerá um mutirão especial na Agência do Instituto Nacional do Seguros Social (INSS) em Uberaba (MG).

Assim, o mutirão é parte de uma série de esforços feitos em diversas cidades do país desde o último ano, focando na aceleração dos processos de análise para concessão de benefícios. Dessa forma, para ocupar uma das 140 vagas disponíveis, é fundamental realizar o agendamento prévio através da Central 135 ou do app Meu INSS (disponível para Android e iOS).

Como fazer o agendamento para o mutirão do INSS?

Portanto, o agendamento para avaliação durante o mutirão pode ser realizado por qualquer interessado, inclusive aqueles que desejam alterar uma data previamente marcada. Assim, o processo é simples: basta ligar para a Central 135, ativa de segunda a sábado, das 7h às 22h, ou acessar o aplicativo ou site do Meu INSS.

Veja também:

Novo Auxílio Emergencial pode ser lançado ainda em 2024

Dessa forma, se você ou alguém próximo encaixa-se nos critérios do BPC e está em busca de acelerar o seu processo, considerando todas as informações e seguindo os passos necessários para o agendamento, o mutirão do INSS pode ser a resposta rápida que você precisa. Assim, será preciso apresentar a seguinte documentação:

  • Documento de identificação com foto;
  • Laudos médicos e exames que comprovem a deficiência;
  • Para menores de 16 anos sem documento com foto, a Certidão de Nascimento, acompanhada de documento do responsável legal.
Logo do BPC
Imagem: Reprodução / BPC

Requisitos BPC

Por fim, confira quais são os requisitos para receber o BPC no valor de um salário mínimo (R$ 1.412) por mês:

  • Ter no mínimo de 65 anos ou ter alguma deficiência comprovada;
  • Ser brasileiro;
  • Nacionalidade portuguesa, desde que comprove residir no Brasil;
  • Estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Renda familiar de até 1/4 do salário mínimo (R$ 353,00) por pessoa;
  • Não receber benefício previdenciário.

Imagem: Reprodução / BPC