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INSS: confira como solicitar benefício pelo telefone

INSS: auxílio-doença mais rápido! Nova solicitação por telefone (135) com análise documental simplificada. Saiba como funciona

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implementou um método mais ágil para solicitar o benefício por incapacidade temporária. Dessa forma, os segurados podem agora iniciar o processo diretamente pelo call center através do número 135, simplificando os trâmites envolvidos.

Assim, ao ligar para o 135, os segurados do INSS ganham a comodidade de não necessitar deslocar-se inicialmente até as agências. 

Então, a partir do momento da ligação, terão um prazo de até cinco dias para apresentar toda a documentação necessária, podendo fazê-lo presencialmente na Agência da Previdência Social (APS) mais próxima ou de forma digital pelo site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS).

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Como fazer a solicitação do benefício do INSS pelo telefone

Portanto, confira o passo a passo para solicitar o benefício do INSS pelo telefone:

  • Ligue para o 135: o primeiro passo é ligar para a central de atendimento do INSS pelo número 135;
  • Informe seus dados: durante a ligação, você será orientado por um atendente a fornecer seus dados pessoais e informações sobre o motivo da sua solicitação;
  • Envie a documentação: após a conversa com o atendente, você terá até cinco dias para enviar a documentação necessária para análise do seu pedido.

Assim, o envio da documentação poderá ocorrer através dos seguintes meios:

  • Aplicativo Meu INSS: acesse o aplicativo Meu INSS com seu login e senha Gov.br, selecione a opção “Auxílio-Doença” e anexe os documentos digitalizados;
  • Agência da Previdência Social (APS): compareça a uma APS munido da documentação original e solicite a digitalização para envio ao INSS;
  • Site Meu INSS: acesse o site Meu INSS com seu login e senha Gov.br, selecione a opção “Auxílio-Doença” e envie os documentos digitalizados.

Dessa forma, você pode acompanhar o status do seu pedido pelo aplicativo Meu INSS, site Meu INSS ou pelo telefone 135.

Celular com tela inicial do Meu INSS ao lado de notas de 50 e 100 reais.
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Quais documentos são necessários

Por fim, a documentação necessária para solicitar o auxílio-doença por telefone pode variar de acordo com o motivo da sua solicitação. Em geral, são necessários:

  • Documento de identidade (RG) ou carteira profissional: original ou cópia autenticada.
  • Cartão do CPF: Original ou cópia autenticada;
  • Comprovante de residência: original ou cópia autenticada;
  • Laudo médico: emitido por um médico do INSS ou por um médico conveniado ao INSS.
  • Outros documentos: dependendo do motivo da solicitação, outros documentos podem ser necessários, como atestado de internação, exame complementar ou declaração de dependentes.

Imagem: rafapress / shutterstock.com