Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS emite comunicado desmentindo informação falsa; confira

O INSS apresentou um comunicado nesta terça-feira (26) desmentindo uma informação falsa sobre o órgão. Confira!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou nesta terça-feira (26) a convocação da 2ª chamada para o curso de formação do concurso público de técnico do seguro social. Logo, essa iniciativa serve para desmentir a informação que essa lista estava suspensa.

Logo, o órgão previdenciário justificou que o erro ocorreu devido a uma falha sistêmica que fez com que a portaria 39, contendo os nomes dos convocados, fosse suspensa.

INSS divulga nova lista de convocados para desmentir informação falsa

Fachada de uma agência do INSS.
Imagem: Angela_Macario / shutterstock.com

Após o ocorrido, houve a divulgação das portarias de número 40 e 41, que informaram sobre a falha e apresentaram novamente os nomes dos convocados respectivamente. Por sua vez, o curso será uma imersão completa de 180 horas totais, em horário integral e presencial, com atividades no turno diurno.

Ademais, a bolsa auxílio dada aos participantes será equivalente a 50% da remuneração de um técnico do seguro social, que atualmente é de R$ 5.905,79. Os 250 convocados, além de um excedente de 48 do curso anterior, deverão comparecer no auditório do INSS no dia 3 de janeiro de 2024.

Sendo assim, haverá duas turmas: uma das 8h às 17h e outra das 9h às 18h. A previsão é de que as aulas aconteçam na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), na Asa Sul, em Brasília. A lista com todos os convocados na 2ª lista do INSS está presente aqui.

Quais são as próximas etapas para os aprovados no concurso?

Após a aprovação no curso de formação, o candidato nomeado precisará entregar diversos documentos e exames médicos conforme descrito no edital do concurso. Seguindo a publicação da portaria de nomeação, o servidor recém-nomeado terá um prazo de 30 dias para tomar posse e mais 15 dias para iniciar suas atividades.

Veja também:

Uso do Pix tem aumento de 51% no 3º trimestre

Os futuros servidores serão lotados na região da Gerência-Executiva do INSS pela qual optaram no concurso. No entanto, a distribuição das vagas ainda terá a sua definição. O processo de seleção tem validade até 4 de maio de 2024, com a possibilidade de prorrogação por mais um ano.

Imagem: Angela_Macario / shutterstock.com