Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS emite comunicado importante sobre o consignado; confira agora

O consignado do INSS é concedido aos segurados com condições mais favoráveis e desconto direto sobre o valor do benefício. Veja!

A semana começa com uma notícia de impacto para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As reformulações sobre o teto de juros do empréstimo consignado para beneficiários passaram por mais uma etapa importante de deliberação. Diante desse cenário, o Ministério da Previdência Social decidiu chamar atenção para esclarecer alguns pontos.

De acordo com as informações divulgadas nesta semana, a tarefa de discussão e atribuição das taxas de juros do referido empréstimo envolve o Comitê Nacional de Previdência Social (CNPS). 

Sendo assim, para chegar a uma decisão final, o comitê constitui um grupo de trabalho responsável por analisar detalhadamente todos os dados fornecidos pela Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência), por instituições financeiras em questão e pelo Banco Central.

Discussões acerca do consignado do INSS

Ao longo de várias reuniões de trabalho para debater o crédito consignado, os representantes das instituições financeiras apresentaram as sugestões. Estas foram consideradas e disponibilizadas para o debate público. 

Vale lembrar que o consignado do INSS oferece condições mais favoráveis aos segurados, com descontos diretos sobre o valor do benefício mensal. 

É importante ressaltar que essas propostas passam pelo sistema financeiro para apreciação e deliberação no âmbito do CNPS, pois o grupo de trabalho não possui capacidade decisória.

Um celular com a logo do INSS e um cofrinho em formato de porco sobre várias notas de 100 e 50 reais.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Últimas decisões e esclarecimentos

Na reunião mais recente, que ocorreu na segunda-feira (4), o Comitê aprovou uma nova redução no teto de juros. Assim, o limite para empréstimos com descontos na folha de pagamento passou de 1,84% para 1,80%. A proposta recebeu 14 votos favoráveis, com o único voto contrário vindo de um membro do setor financeiro.

Veja também:

Mais de 1 milhão de carteiras do Meu INSS+ já foram geradas; veja como fazer a sua

Por fim, o Ministério da Previdência Social destaca que tem, de forma constante, respondido às demandas e questões levantadas pelas entidades que representam as instituições financeiras, especialmente as referentes ao teto da taxa de juros nas operações de crédito consignado.

Imagem: Prostock-studio / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital