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INSS emite comunicado sobre alteração de datas de pagamento; confira

Por meio de comunicado, INSS esclarece alteração nas datas de pagamento. Confira quem receberá o benefício antecipadamente

Recentemente, surgiram rumores nas redes sociais sobre uma possível antecipação do calendário de pagamentos para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o Brasil. Contudo, é importante destacar que essa medida está confirmada apenas para os residentes do Rio Grande do Sul, devido à situação de calamidade pública no estado.

Assim, esta notícia específica detalha que todos os residentes beneficiários do Rio Grande do Sul irão receber seus pagamentos já no primeiro dia do calendário. Dessa forma, esta medida permanecerá ativa até que o estado de calamidade pública seja oficialmente encerrado pelas autoridades competentes.

Antecipação do pagamento do INSS

Portanto, em condições normais, o pagamento de aposentadorias e pensões ocorre gradualmente, seguindo a ordem do número final do cartão de pagamento. No entanto, o Rio Grande do Sul se encontra em estado de calamidade pública, o que motivou o INSS a adotar a medida excepcional de antecipação dos pagamentos.

Assim, essa decisão teve o intuito de auxiliar financeiramente os aposentados e pensionistas que podem estar enfrentando dificuldades devido às condições emergenciais do estado. Enfim, enquanto alguns beneficiários do INSS precisarão seguir o calendário normal, aqueles no Rio Grande do Sul podem beneficiar-se desta antecipação providencial.

Celular com logo do INSS e notas de real averbação
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

Consulta ao pagamento

Por fim, para os segurados do INSS, é possível verificar os detalhes dos pagamentos através do site oficial Meu INSS. Após efetuar o login, o usuário pode selecionar o serviço de “Extrato de Pagamento” para acessar todas as informações necessárias sobre os créditos. 

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Além da plataforma online, há a opção de utilizar o aplicativo Meu INSS, compatível com dispositivos Android e iOS. Para aqueles que não têm acesso à internet, a central de atendimento 135 está disponível, permitindo consultas via telefone de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com