Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS faz novo alerta sobre prova de vida; confira

Alerta INSS: Saiba como evitar golpes de falsos funcionários e proteger seus dados. Confira dicas de segurança!

Recentemente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) voltou a alertar beneficiários sobre a não realização de provas de vida em domicílio. Nos últimos dias, a autarquia tem recebido diversas denúncias de pessoas que foram vítimas de golpes por indivíduos que se passam por funcionários do INSS e solicitam informações pessoais.

De maneira audaciosa, golpistas têm se disfarçado de funcionários do instituto, com o falso pretexto de realizar a comprovação de vida dos beneficiários em suas próprias residências. Assim, esses falsários solicitam fotos, dados pessoais e documentos dos beneficiários, o que pode levar a consequências graves, como fraudes e roubos de identidade.

Como os beneficiários do INSS devem proceder

Portanto, qualquer cidadão que for abordado em sua residência por indivíduos que se identifiquem como servidores do INSS para comprovação de vida deve seguir os seguintes passos:

  • Não fornecer nenhum documento ou dado pessoal;
  • Questionar o visitante sobre sua identificação oficial do INSS (que não será apresentada, pois se trata de um golpe);
  • Denunciar imediatamente a tentativa de golpe através do site oficial https://gov.br/falabr ou pelo telefone 135;
  • Informar o ocorrido às autoridades policiais.
Mão segurando um megafone. Ao lado, uma placa com a exclamação em destaque.
Imagem: Studio Romantic / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Como funciona a prova de vida

Desde 2023, o procedimento de prova de vida tem ocorrido automaticamente através do próprio INSS, que verifica os dados dos beneficiários por meio das bases de dados oficiais do governo federal. Dessa forma, não há nenhuma convocação ativa para que os beneficiários se apresentem para realizar prova de vida, nem pessoalmente, nem via visitas domiciliares.

Veja também:

Pagamento do Bolsa Família começa nesta semana; confira quem recebe

Além disso, qualquer suspensão de pagamentos devido à não comprovação de vida está oficialmente suspensa até o final de 2024. Enfim, para mais informações sobre segurança e procedimentos oficiais, visite o site do INSS ou entre em contato com o telefone 135. Mantenha-se seguro e informado para evitar ser vítima de atividades criminosas.

Imagem: Studio Romantic / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital