Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: governo anuncia ótima notícia para aposentados e pensionistas; confira

Descubra as novas taxas de juros do crédito consignado INSS, agora mais baixas, beneficiando aposentados e pensionistas

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estabeleceu um novo limite máximo para os juros cobrados em empréstimos consignados, visando proteger os segurados de taxas abusivas e práticas predatórias por parte das instituições financeiras.

Assim, a imposição de um teto de juros mais baixo traz benefícios significativos para os segurados do INSS, tornando o crédito consignado uma opção mais acessível e vantajosa para aqueles que precisam de recursos financeiros adicionais. Veja mais detalhes da medida!

Novo teto de juros do consignado do INSS

Portanto, a partir desta segunda-feira (6), transações tradicionais de empréstimos consignados terão juros máximos de 1,68% ao mês. Assim, essa mudança vem em um momento oportuno, considerando a redução da taxa Selic (taxa básica de juros) realizada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.

De acordo com a Resolução CNPS/MPS 1.363, além dos juros para empréstimos tradicionais serem reduzidos, operações feitas por meio de cartão de crédito consignado agora têm taxas máximas de 2,49% ao mês.

Assim, essa é a sétima redução na taxa de juros desde janeiro de 2023, sinalizando um esforço contínuo do governo em apoiar os aposentados e pensionistas, um dos grupos mais vulneráveis à flutuações econômicas.

Fachada de uma agência da Previdência Social
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Impactos da mudança

Enfim, com a vigência das novas taxas, espera-se que haja redução na carga financeira para os aposentados e pensionistas do INSS. Dessa forma, esses cortes nos juros podem ajudar no equilíbrio das finanças pessoais, um alívio em tempos onde a economia ainda busca se estabilizar após múltiplas crises.

Veja também:

Governo LIBERA CNH grátis para beneficiários do Bolsa Família!

Além disso, a mudança pode incentivar o uso consciente do crédito consignado, ferramenta poderosa para a gestão financeira, mas que se mal utilizada, pode levar a um ciclo de dívidas. Por fim, os beneficiários do INSS podem facilmente verificar as novas taxas diretamente no site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS), sem necessidade de login ou senha.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com