Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: veja o que muda nas aposentadorias em 2022

Pontuação para a aposentadoria por tempo de contribuição e por idade sofreu alterações.

0

Se você está prestes a se aposentar, é preciso estar atento a algumas mudanças realizadas em 2022. Isso porque a reforma da Previdência estabeleceu regras automáticas de transição, que mudam a concessão de benefícios a cada ano. Dessa forma, a pontuação para a aposentadoria por tempo de contribuição e por idade sofreu alterações. Então, para saber mais e ver como essas mudanças podem impactar a sua aposentadoria, confira a seguir!

É provável que você também goste:

14º salário do INSS: confira a data de pagamento e o valor a receber

Aposentados e pensionistas do INSS terão dívidas perdoadas

INSS: bloqueio por falta de prova de vida só poderá ocorrer após julho de 2022

INSS: veja o que muda nas aposentadorias em 2022

Em primeiro lugar, na aposentadoria por idade, a regra de transição do INSS estabelece o acréscimo de seis meses a cada ano para as mulheres. A ideia é chegar a 62 anos em 2023. Durante a promulgação da reforma da Previdência, em novembro de 2019, a idade mínima estava em 60 anos. Em janeiro de 2021, a idade mínima para aposentadoria das mulheres aumentou para 61 anos. Agora, está em 61 anos e meio em 2022.

Por outro lado, para os homens, a idade mínima está fixada em 65 anos desde 2019. Para ambos os sexos, o tempo mínimo de contribuição exigido pelo INSS está em 15 anos.

Por fim, quanto à aposentadoria por tempo de contribuição, a reforma da Previdência estabeleceu quatro regras de transição, das quais duas previram modificações na virada de 2021 para 2022. Assim, na primeira regra, a pontuação composta pela soma da idade e dos anos de contribuição subiu em janeiro, passando para 89 pontos (mulheres) e para 99 pontos (homens).

Já na segunda regra, que prevê idade mínima mais baixa para quem tem longo tempo de contribuição ao INSS, a idade mínima para requerer o benefício passou para 57 anos e meio (mulheres) e 62 anos e meio (homens). A reforma da Previdência também acrescenta seis meses às idades mínimas a cada ano até atingirem 62 anos (mulheres) e 65 anos (homens) em 2031.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar