Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aposentados e pensionistas do INSS terão dívidas perdoadas

Cidadãos que receberam valores sem ter direito a eles terão dívida anulada.

0

Atenção, aposentados e pensionistas! De acordo com o INSS, beneficiários que receberam benefícios previdenciários ou assistenciais indevidamente terão as suas dívidas perdoadas pelo instituto. Assim, os cidadãos que receberam os valores sem ter direito a eles terão os seus nomes excluídos da Dívida Ativa da União. Então, para saber mais e conferir quem tem direito ao perdão da dívida, confira a seguir!

É provável que você também goste:

Uber Eats vai deixar de entregar refeições de restaurantes; entenda a mudança

Plataforma paga US$ 25 em Bitcoin para quem se cadastrar

INSS 2022: Confira calendários de prova de vida, pagamento e as principais mudanças

O que fazer quando o valor do INSS vier menor?

INSS perdoará dívidas de aposentados e pensionistas

Com isso, segundo o ministro do STJ, Humberto Campbell, todos os débitos registrados até o dia 18 de janeiro de 2019 serão perdoados. Vale dizer que, quando alguém recebe um pagamento indevido, o INSS abre um processo administrativo para obter os valores de volta. E, caso os titulares da dívida não respondam ao processo eles têm seus nomes incluídos na Dívida Ativa.

Contudo, a decisão de anular os débitos motiva-se principalmente pela falta de ampla defesa para os segurados e por brechas existentes da lei. Assim, em suma, terão o nome retirado da Dívida Ativa todos os segurados com processos administrativos abertos antes de 18 de janeiro de 2019. O INSS considera a anulação apenas para casos que envolvem terceiros que sabiam da origem dos recursos.

Por fim, até o momento, o INSS não informou quantas pessoas deve beneficiar com a medida. De acordo com o instituto, a situação “ainda está em análise do órgão de representação judicial do INSS para analisar a viabilidade de medidas processuais ainda cabíveis”.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -