Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: qual é o novo teto dos juros do empréstimo consignado? Confira

O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou a redução do teto dos juros do empréstimo consignado do INSS. Confira!

Na última quarta-feira (28), o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou a redução do limite dos juros do empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Assim, a decisão do CNPS favorável à nova medida foi quase unânime, com 14 votos a 1.

Dessa forma, o novo limite de juros para essas operações é de 1,72% ao mês. Assim, essa taxa é 0,04 ponto percentual menor que o antigo limite, de 1,76% ao mês, que estava em vigor desde dezembro. Além disso, o teto dos juros para o cartão de crédito consignado também sofreu redução, passando de 2,61% para 2,55% ao mês. Veja mais detalhes!

Empréstimo consignado

Em síntese, o consignado é uma modalidade de empréstimo ofertada a trabalhadores com carteira assinada, aposentados, pensionistas e servidores públicos. Assim, uma das principais características do crédito consignado é o desconto do valor da parcela direto na folha de pagamento do beneficiário.

Dessa forma, a redução dos juros nas operações de crédito consignado pode representar um alívio no orçamento de aposentados e pensionistas do INSS, que muitas vezes recorrem a essa modalidade de empréstimo para complementar a renda. 

Veja também:

Caixa finaliza prazo de saque para estes brasileiros hoje (06); entenda se você tem direito

Além disso, o crédito consignado é conhecido por oferecer taxas de juros mais baixas e prazos mais longos para pagamento quando comparado a outras linhas de crédito disponíveis no mercado.

celular com app do INSS aberto em cima de notas de R$ 100 e R$ 50
Imagem: rafapress/shutterstock.com

Como desbloquear o benefício do INSS

No entanto, é importante destacar que, antes de contratar o empréstimo consignado, é preciso que o beneficiário desbloqueie seu benefício do INSS para que a instituição financeira possa descontar as parcelas do pagamento do crédito. Assim, confira como realizar o procedimento.

  • Entrar no site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS);
  • Clicar em “Novo Pedido”;
  • Digitar “Desbloquear”;
  • Na lista, clicar no nome do serviço;
  • Ler o texto que aparece na tela;
  • Avançar seguindo as instruções apresentadas.

Imagem: rafapress/shutterstock.com