Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: saiba como bloquear ou desbloquear um empréstimo consignado em benefício

Saiba mais informações sobre como é possível proteger o benefício INSS de empréstimos consignados fraudulentos!

As transações online estão cada vez mais se tornando a norma. Logo, é essencial saber como proteger seus direitos e seu bolso. Especialmente quando se trata de aposentados e pensionistas do INSS, o tema da segurança financeira ganha ainda mais peso.

Justamente por isso, saiba mais informações sobre como empréstimos consignados fraudulentos realizados com os benefícios do cedidos pelo órgão previdenciário. Continue a leitura!

Bloqueando ou desbloqueando benefício do INSS para empréstimos consignados

Celular com tela inicial do Meu INSS ao lado de notas de 50 e 100 reais.
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Em primeiro lugar, vale explicar o que é o empréstimo consignado. Trata-se, portanto, de uma é uma modalidade de crédito com desconto direto na folha de pagamento do beneficiário. Embora seja uma solução financeira útil em muitos casos, é preciso cautela, já que golpistas estão sempre buscando formas de realizar contratações fraudulentas. 

Pensando nisso, o INSS oferece uma ferramenta bastante eficaz para controle dos seus benefícios quanto a essa modalidade de empréstimo. Siga o passo a passo abaixo.

  1. Acesse o portal Meu INSS ou o aplicativo (Android, iOS);
  2. Faça login utilizando seu CPF e a senha cadastrada no portal Gov.br;
  3. No campo de pesquisa, digite “Empréstimo” e selecione a opção “Bloqueio/Desbloqueio de Benefício Para Empréstimo”;
  4. Siga as instruções na tela para confirmar a solicitação de bloqueio.

Ademais, caso haja necessidade de um empréstimo no futuro, o processo de desbloqueio segue o mesmo passo a passo.

Recomendações do órgão previdenciário

Seguindo a recomendação do próprio INSS, manter o benefício bloqueado é uma boa estratégia de prevenção. Assim, este cuidado evita a possibilidade dos golpistas realizarem empréstimos consignados em seu nome sem o seu consentimento.

Além disso, ao conceder um novo benefício, o INSS automaticamente aplica um bloqueio de 90 dias. Isso impede que bancos e financeiras façam uma abordagem incômoda, oferecendo créditos para quem talvez nem esteja interessado. 

Veja também:

Cliente do Bradesco recebe cartão de crédito com chip falso e cai em golpe; entenda o caso

Por fim, é preciso pesquisar e comparar as taxas de juros oferecidas pelas instituições credenciadas. Ainda, deve-se também avaliar se todos os detalhes da operação, incluindo juros, parcelas, encargos e o valor total, estão claros no contrato. Logo, para ser válido, há a necessidade da autorização expressa no segurado.

Imagem: rafapress / shutterstock.com