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INSS: saiba como não cair no golpe da prova de vida

Com as mudanças no procedimento, os beneficiários do INSS precisam ficar atentos ao golpe da prova de vida. Veja como funciona!

No ano passado, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) divulgou um alerta sobre golpes que estão sendo aplicados referentes à prova de vida. Este procedimento é realizado anualmente pelos beneficiários como forma de comprovar que ainda estão vivos e aptos a receber os benefícios. Contudo, criminosos têm aproveitado a situação para aplicar golpes.

Os criminosos entram em contato com aposentados e pensionistas alegando a necessidade de realizar a prova de vida de forma digital. Esta seria, segundo eles, uma “nova modalidade” adotada pelo INSS. 

Na sequência, solicitam a confirmação de dados pessoais e bancários, além do envio de foto atualizada e documentos digitalizados por WhatsApp. Com essas informações, os criminosos conseguem aplicar fraudes financeiras.

Como se proteger do golpe da prova de vida?

O INSS ressalta que não realiza contatos telefônicos, por SMS ou WhatsApp solicitando informações pessoais dos seus usuários. Portanto, sempre que o beneficiário receber uma mensagem suspeita, não deve responder nem fornecer seus dados. É recomendável entrar em contato com o INSS através da Central de Atendimento, no número 135, ou pelo aplicativo Meu INSS para esclarecer eventuais dúvidas.

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Ademais, é importante lembrar também que todas as operações de atualização de dados devem ocorrer exclusivamente pela plataforma Gov.br, e o beneficiário jamais deve compartilhar seu login e senha. Qualquer mensagem suspeita ou link recebido por SMS deve ser ignorado. O único número utilizado pelo INSS para o envio de SMS é o 280-41.

Imagem de senhora de meia idade olhando para seu celular com semblante de susto
Imagem: Prostock-studio / Shutterstock.com

Contato com o INSS e medidas para ampliar segurança

Em caso de dúvida sobre algum contato ou informação recebida, o beneficiário deve sempre checar a veracidade da informação pelo aplicativo Meu INSS. O INSS apenas solicita o envio de documentos quando o próprio usuário agenda um serviço pela plataforma, nunca de maneira aleatória ou não solicitada.

Além do alerta, o INSS também se compromete em tomar as medidas necessárias para combater esses golpes, proteger seus beneficiários e garantir que os serviços prestados continuem seguindo padrões de segurança e confiabilidade.

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