Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: tempo médio de espera para perícia médica diminuiu

O Ministério da Previdência Social revelou que o tempo médio para conseguir realizar a perícia médica do INSS diminuiu no país. Confira!

O Ministério da Previdência Social enviou à Câmara dos Deputados uma resposta em relação ao tempo médio de espera para conseguir agendar uma perícia médica pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Entre os dados, observou-se no estudo que, no Nordeste, a espera por perícia é cinco vezes maior do que no Rio de Janeiro. Porém, em todo país, o período médio para conseguir acesso ao serviço diminuiu. Continue a leitura!

Tempo médio de espera por perícia médica no INSS diminuiu no país

Médico com prancheta em frente ao computador analisando perícia médica do INSS
Imagem: NIKCOA / shutterstock.com

A espera prolongada por uma perícia médica no INSS sempre foi motivo de preocupação, impactando diretamente a vida de milhares de brasileiros. Em algumas regiões, o tempo de espera superava os 45 dias, padrão estipulado pela própria Previdência Social como aceitável para um atendimento de qualidade.

Especificamente no Nordeste, o prazo chegou a 94 dias entre agosto de 2023 e fevereiro deste ano, período considerado pelo estudo.

Essa demora não só compromete a qualidade do atendimento mas também afeta a situação financeira e psicológica dos solicitantes, que dependem desta análise para ter acesso aos benefícios a que têm direito.

Confira os números nas regiões brasileiras

O esforço do INSS para diminuir o tempo de espera para perícias médicas já apresenta resultados positivos, conforme demonstram os dados recentemente divulgados pelo Ministério da Previdência Social. A região Sudeste, por exemplo, observou uma significativa redução no tempo médio de espera, contrastando com a realidade ainda desafiadora nas regiões Norte e Nordeste.

Veja também:

CAIXA dá início a nova modalidade de financiamento habitacional; confira

Confira abaixo, portanto, qual foi o tempo médio de espera pela perícia médica nas regiões brasileiras em fevereiro de 2024.

  • Nordeste: 94 dias de espera;
  • Norte e Centro-Oeste: 84 dias de espera;
  • Minas Gerais e Espírito Santo: 29 dias de espera;
  • Região Sul: 23 dias de espera;
  • São Paulo: 22 dias de espera;
  • Rio de Janeiro: 19 dias de espera.

Por fim, em resposta aos desafios impostos pela pandemia e pela necessidade de agilizar processos, a telemedicina surge como uma solução promissora para a realização de perícias médicas. Essa modalidade permite o uso de recursos de especialistas de diferentes regiões, facilitando, por exemplo, o atendimento no Nordeste por peritos localizados no Sul e Sudeste, por exemplo.

Imagem: NIKCOA / shutterstock.com