Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS vai fechar agências por falta de dinheiro

INSS vai fechar agências por falta de dinheiro. Saiba a partir de quando as agências vão fechar e que serviços serão interrompidos.

Os cortes no orçamento feitos pelo governo Bolsonaro podem comprometer o funcionamento da máquina pública. Nesta sexta-feira (02), o Ministério da Economia recebeu um ofício alertando que o INSS vai fechar.

Ainda de acordo com o documento, o motivo seria a falta de dinheiro. Assim, as agências fecharão para atendimento ao público já nesta quarta-feira (07).

“a falta dos recursos causará grave prejuízo ao funcionamento desta Autarquia (… ) impactando, consequentemente, no atendimento à população e na prestação dos serviços essenciais do INSS”.

O INSS vai fechar 

Os cortes de gastos estão atingindo todos os setores do governo. Várias instituições estão com o funcionamento comprometido. O INSS é só mais uma. Além do fechamento das agências, outros serviços serão comprometidos. 

Agora que o INSS vai fechar, as perícias poderão ser suspensas e os contratos com terceirizados serão encerrados. Assim, no caso mais grave, os pagamentos do INSS atrasarão. 

O INSS é responsável pelo pagamento das aposentadorias, pensões e outros benefícios pagos aos brasileiros. Com o atraso, a vida de milhões de pessoas pode ser comprometida. 

O que está acontecendo?

O Ministério da Economia fez diversos cortes orçamentários para cumprir o teto de gastos exigido por lei. Entretanto, o tamanho dos cortes pode impedir o funcionamento de diversos serviços. 

De acordo com reportagem da Folha de São Paulo, o governo tem em caixa apenas R$2,4 bilhões para manter todos os ministérios em dezembro. Por isso, a Casa Civil já mandou um pedido ao Tribunal de Contas da União (TCU) para conseguir um crédito extraordinário.

De acordo com pessoas de dentro do governo, o INSS vai fechar e não será o único. Se uma nova fonte de dinheiro não surgir, outros órgãos irão fechar em dezembro. Além disso, o maior medo é que a máquina governamental entre em colapso total por falta de recursos. 

Imagem: Sérgio V S Rangel/ Shutterstock.com