Instagram é a rede social mais utilizada pelos pequenos empresários
O Instagram é a rede social preferida dos pequenos negócios (64%). Confira mais detalhes da pesquisa do Sebrae!
Recentemente, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulgou a 6ª edição da pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios (2023)”, com o objetivo de identificar o processo de transformação digital desses negócios no Brasil.
Dessa forma, foram ouvidos mais de 6 mil empreendedores dos setores de Comércio, Construção e Serviços. Assim, foi constatado que 99% dos Pequenos Negócios utilizam celular em suas transações, sendo que 99% deles utilizam a internet no celular. Confira mais detalhes da pesquisa!
Veja também:
Cresce o número de marcas com lojas em shoppings; confira
Maioria dos pequenos empresários utiliza o Instagram
Portanto, ao serem questionados em quais redes sociais a empresa mantém um perfil/página, os pequenos empreendedores responderam:
- Instagram: 64%;
- Facebook: 41%;
- Site próprio (na web): 10%;
- LinkedIn: 6%;
- TikTok: 3%;
- YouTube: 2%;
- Twitter: 2%;
- Kwai: 1%;
- Não possui perfil/ página em nenhuma rede social: 27%.
Assim, o Instagram (disponível para Android e iOS) é a rede social preferida dos pequenos negócios (64%). Contudo, é possível notar uma ascendência do TikTok que, com seus vídeos curtos, que chamam a atenção dos usuários, já conseguiu ultrapassar o YouTube (2%).
Além disso, também chama a atenção a porcentagem de pequenos negócios que não possuem redes sociais (27%), o que representa uma grande parcela desse segmento que não aproveita a internet para divulgar seus serviços ou produtos.
Serviços disponibilizados pela empresa na rede social
Por fim, o Sebrae questinou os pequenos negócios sobre os serviços que disponibilizam no perfil/página da empresa na rede social. Assim, as repostas foram:
- Catálogo de produtos/serviços: 50%;
- Fale conosco (canal para contato com a empresa): 50%;
- Espaço para reclamação/sugestão: 40%;
- Preços dos produtos/serviços: 36%;
- Reservas e/ou vendas online: 34%;
- Personalização de produtos/serviços: 30%;
- Anúncio de vaga de trabalho na sua empresa: 20%;
- Não disponibiliza serviços da empresa na internet: 17%.
Portanto, a pesquisa do Sebrae revela que a maioria dos pequenos negócios que utilizam as redes sociais, utilizam as plataformas para divulgar catálogo de produtos/serviços (50%) e como um canal para contato com a empresa (50%).
Imagem: Nopparat Khokthong / shutterstock.com