Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Instagram é a rede social mais utilizada pelos pequenos empresários

O Instagram é a rede social preferida dos pequenos negócios (64%). Confira mais detalhes da pesquisa do Sebrae!

Recentemente, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) divulgou a 6ª edição da pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios (2023)”, com o objetivo de identificar o processo de transformação digital desses negócios no Brasil.

Dessa forma, foram ouvidos mais de 6 mil empreendedores dos setores de Comércio, Construção e Serviços. Assim, foi constatado que 99% dos Pequenos Negócios utilizam celular em suas transações, sendo que 99% deles utilizam a internet no celular. Confira mais detalhes da pesquisa!

Veja também:

Cresce o número de marcas com lojas em shoppings; confira

Maioria dos pequenos empresários utiliza o Instagram

Portanto, ao serem questionados em quais redes sociais a empresa mantém um perfil/página, os pequenos empreendedores responderam:

  • Instagram: 64%;
  • Facebook: 41%;
  • Site próprio (na web): 10%;
  • LinkedIn: 6%;
  • TikTok: 3%;
  • YouTube: 2%;
  • Twitter: 2%;
  • Kwai: 1%;
  • Não possui perfil/ página em nenhuma rede social: 27%.

Assim, o Instagram (disponível para Android e iOS) é a rede social preferida dos pequenos negócios (64%). Contudo, é possível notar uma ascendência do TikTok que, com seus vídeos curtos, que chamam a atenção dos usuários, já conseguiu ultrapassar o YouTube (2%).

Além disso, também chama a atenção a porcentagem de pequenos negócios que não possuem redes sociais (27%), o que representa uma grande parcela desse segmento que não aproveita a internet para divulgar seus serviços ou produtos.

Pessoa usando celular com logo do Instagram na tela.
Imagem: Nopparat Khokthong / shutterstock.com

Serviços disponibilizados pela empresa na rede social

Por fim, o Sebrae questinou os pequenos negócios sobre os serviços que disponibilizam no perfil/página da empresa na rede social. Assim, as repostas foram:

  • Catálogo de produtos/serviços: 50%;
  • Fale conosco (canal para contato com a empresa): 50%;
  • Espaço para reclamação/sugestão: 40%;
  • Preços dos produtos/serviços: 36%;
  • Reservas e/ou vendas online: 34%;
  • Personalização de produtos/serviços: 30%;
  • Anúncio de vaga de trabalho na sua empresa: 20%;
  • Não disponibiliza serviços da empresa na internet: 17%.

Portanto, a pesquisa do Sebrae revela que a maioria dos pequenos negócios que utilizam as redes sociais, utilizam as plataformas para divulgar catálogo de produtos/serviços (50%) e como um canal para contato com a empresa (50%).

Imagem: Nopparat Khokthong / shutterstock.com