Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Inteligência Artificial pode acabar com emprego de milhões de pessoas

A expectativa dos especialistas é que a Inteligência Artificial substituirá diversas profissões. Veja quantas pessoas podem perder o emprego.

O desenvolvimento da Inteligência Artificial deixa o ser humano maravilhado e, ao mesmo tempo, com medo do que o futuro reserva. Um dos principais motivos é que milhões de pessoas em todo o mundo podem perder o seu emprego nos próximos anos. 

O ChatGPT está em destaque no momento, principalmente pela sua capacidade de criar conteúdos originais e realizar algumas atividades. Por isso, muitas pessoas já imaginam que ele pode substituir profissionais que trabalham com administração, escrita, edição e muito mais. 

Como essa é uma possibilidade real, um especialista da área perguntou à IA quais seriam as profissões que ele poderia impactar nos próximos 5 anos. O resultado foi uma lista com 80 profissões e em quanto tempo esse impacto acontecerá. 

Inteligência Artificial pode substituir de jornalista a engenheiro

A lista de resultado do experimento trouxe informações que já eram esperadas, como a possibilidade de a IA substituir a função de redatores, tradutores e revisores de texto. Mas a lista também mostra profissões que não são óbvias. Por exemplo:

  • Médico de diagnóstico;
  • Psicólogo;
  • Técnico em enfermagem;
  • Contador;
  • Engenheiro agrônomo;
  • Astrólogo.

Não precisa ficar desesperado, achando que vai perder o emprego amanhã. A IA pode impactar e modificar algumas profissões, o que não significa que elas vão deixar de existir. Na verdade, as novas tecnologias podem mudar a forma como os profissionais atuam e o seu papel na atividade. 

300 milhões de pessoas podem perder o emprego em todo o mundo

De acordo com relatório da Goldman Sachs, nos próximos anos o desenvolvimento da Inteligência Artificial pode acabar com o emprego de 300 milhões de pessoas. Para o banco, a tecnologia substituirá os serviços de escritório, administrativos e de contabilidade.  

A instituição acredita que cerca de ⅔ das vagas de emprego que existem na Europa e nos Estados Unidos serão completamente automatizados nos próximos anos.

Mas esse número pode ser menor em países com menos desenvolvimento. Os empregos que correm menos risco são os que envolvem trabalho braçal e os serviços de limpeza.

Imagem: Stokkete / shutterstock.com