Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Inverno chegou: conta de luz pode aumentar até 30%; saiba como economizar

Com a chegada do inverno, é preciso estar atento ao consumo de energia dentro de casa para evitar aumento na conta de luz. Veja!

O inverno chegou ao Brasil nesta quarta-feira (21) e, com isso, a conta de luz tende a aumentar por diversos motivos dentro de casa. O principal deles é o uso do chuveiro em potência máxima. Inclusive, de acordo com especialistas, só esse fator consome cerca de 30% de energia a mais. 

Para se ter ideia, os cálculos realizados pela Enel de São Paulo apontam que o chuveiro ligado no modo “inverno” por apenas 10 minutos representa uma alta de R$ 28,93 por mês. Além da atenção na hora do banho, é preciso estar atento a outros eletrodomésticos que também podem aumentar as despesas.

Os tipos de lâmpadas também influenciam na conta de energia elétrica, por isso, o mais recomendado é que as pessoas passem a usar a de LED, uma vez que é uma das mais eficientes no que diz respeito à redução do consumo. 

Consumo de energia dentro de casa 

O consumo de energia entre os eletrodomésticos depende da frequência de uso. É por isso que, como exposto acima, nesta época do ano, o chuveiro tende a ser o maior responsável pelo aumento na conta de luz. Mas, é importante ter atenção com os demais, como:

  • Torneiras aquecidas;
  • Aquecedores;
  • Máquina de lavar e secar roupas;
  • Geladeira. 

No caso da geladeira, durante o inverno, é aconselhado deixar a temperatura amena. Já que está frio, não é preciso que o eletrodoméstico fique funcionando em sua máxima potência para refrigerar os alimentos. 

Como economizar?

Agora, veja como economizar na conta de luz durante o período mais frio e também nas demais estações do ano.

  • Evite banhos demorados;
  • Opte por banhos nos períodos mais quentes do dia, assim não é preciso acionar uma alta temperatura;
  • Deixe a geladeira na potência mínima;
  • Deixe acumular peças para lavar roupas de uma só vez na máquina;
  • Caso vá comprar algum utensílio, fique atento ao selo de eficiência, que deve ser tipo A.

Imagem: Renata Photography / shutterstock.com