Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Poupança perde 50% do valor em 10 anos. Conheça outros tipos de investimento

Com a inflação em alta, investir seu dinheiro na poupança deixou de valer a pena.

0

Quem estuda sobre ou realiza algum tipo de investimento sabe muito bem que colocar dinheiro na poupança já não é uma opção interessante há tempos. Entretanto, esse não é o mesmo perfil dos quase 100 milhões de brasileiros que ainda investem na caderneta atualmente. Para eles, muitas vezes, a poupança é a única opção existente, não sabendo que existem outras alternativas para quem quer ver seu dinheiro render. Mas, afinal, por que a poupança deixou de ser um bom negócio? E quais as opções além dela? Para saber mais, continue a leitura!

Poupança perde 50% do valor em 10 anos. Veja outras opções de investimento

Então, como explicamos, a poupança deixou de ser um bom lugar para deixar seu dinheiro. E isso já faz um tempo. A pergunta é: por quê? Bem, primeiramente, a cada dia, mês e ano a inflação aumenta do Brasil. Isso significa que, de maneira geral, os preços dos produtos também sobem. Basicamente, a inflação muda com o tempo. Com isso, em 10 anos, aqueles que deixaram seu dinheiro guardado na poupança, que rende apenas 70% da taxa Selic, perderam até metade do valor investido.

Esse cálculo é feito levando em conta o acúmulo de inflação. Nos últimos doze meses, por exemplo, esse percentual foi de 8,06%. Hoje, com a injeção de dinheiro para segurar a crise do novo coronavírus, uma aplicação na poupança pode significar uma perda de até 6% ao ano. Contudo, é preciso dizer que a poupança é uma opção segura; e é isso que atrai a maioria das pessoas para ela. Mas ela não é o único investimento fácil, seguro e acessível. Veremos a seguir outras opções.

Confira opções de investimento além da poupança

Por fim, se você é do time que investia na poupança, mas entendeu que está perdendo dinheiro, fique tranquilo. Mesmo agora, com a inflação em alta, é possível contar com boas opções de investimento que não fazem você perder poder de compra. É claro que, com o estado atual da economia, os rendimentos não são muito altos se você busca estabilidade. Porém, certamente não lhe terão prejuízo.

Primeiramente, podemos citar as opções de investimento em CDB. Atualmente, os bancos digitais oferecem diferentes possibilidades desse serviço. Em geral, elas começam com rendimento de 100% do CDI, como no caso do Nubank; mas é possível conseguir 102%, 104% ou até 114% em bancos como Banco Inter e C6 Bank. Enfim, a maior rentabilidade atualmente é entregue pelo PagBank, com CDB que rende 200%. O limite de investimentos, nesse caso, é R$ 5.000.

Entre outras opções, você pode buscar investimentos ligados à taxa Selic e ao IPCA, ou mesmo a opção do Tesouro Direto. Todas essas alternativas oferecem tanta segurança de investimento quanto a poupança, apesar de renderem bem mais. Além disso, muitas delas contam com liquidez diária (ou seja, permitem que você retire os valores quando desejar).

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: tommaso79 / Shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...