Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

IOF: veja como o valor desse imposto é calculado

Entenda como é calculado o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e suas variáveis que impactam diferentes transações financeiras.

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é uma taxa federal que afeta diversas transações, como crédito, câmbio, seguros e operações com títulos e valores mobiliários. Este tributo tem relevância significativa nas operações de crédito pessoal e no uso do cartão de crédito, especialmente em compras internacionais.

Entender o IOF é essencial para tomar decisões financeiras informadas, uma vez que suas variações impactam diretamente o custo de diversas transações. Neste contexto, exploraremos como o IOF influencia suas compras nacionais e internacionais, proporcionando insights valiosos para uma gestão financeira mais consciente.

Qual o valor atual do IOF?

A alíquota do IOF pode variar de cerca de 0,38% em até 6,38% sobre o valor total das operações financeiras. No caso do cartão de crédito, por exemplo, o IOF é de 6,38% para compras internacionais. Ele é cobrado no momento da conversão da moeda estrangeira para o real no fechamento da fatura do cartão.

blocos com as letras IOF em cima de notas de 5, 100 e 20 reais
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Nas compras nacionais, percebe-se uma taxa de IOF um pouco menor, de 0,38%, evidenciando-se o valor do imposto no detalhamento da fatura do cartão. Destaca-se que o estabelecimento do IOF de 6,38% no cartão de crédito para compras internacionais ocorreu em 2011, visando conter a valorização do dólar.

Além disso, é relevante ressaltar que o IOF incide em diversas operações financeiras, como empréstimos, financiamentos e seguros, com a variação do percentual de acordo com as regras estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

IOF no Nubank

O Nubank, quarta maior instituição financeira do Brasil em número de clientes e a sexta maior da América Latina, oferece diversos serviços e produtos financeiros, desde cartão de crédito sem anuidade até conta digital, sempre com total transparência e sem burocracia. 

Veja também:

Como ter cidadania para morar em outro país?

Além disso, com a portabilidade da conta-salário para a NuConta, seu dinheiro rende desde o primeiro dia a uma taxa maior do que a poupança. Com essas opções, você tem o controle sobre suas finanças na palma da sua mão, evitando surpresas e preocupações com taxas extras.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com