Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

IPCA-15: prévia da inflação dá mais sinais de desaceleração; entenda

Resultados do IPCA-15 revelam desaceleração lenta da inflação. Confira os produtos que ficaram mais baratos!

Nos últimos meses, o Brasil tem observado uma desaceleração da inflação, de acordo com os dados do IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor – Amplo 15), divulgados pelo IBGE. Em março, o índice estava em 0,69%. Agora, em abril, o resultado foi de 0,57%.

Essa diminuição é reflexo de diversos fatores que têm impactado tanto a economia quanto o dia a dia dos consumidores. A seguir, confira as principais influências do índice, a forma como ele é calculado e os resultados do último levantamento.

Quais os principais fatores responsáveis pela desaceleração da inflação?

Segundo o IBGE, a atual desaceleração da inflação tem influência direta do preço da gasolina, que subiu 3,47%, e do etanol, que teve alta de 1,1%. Além disso, as passagens aéreas também sofreram um aumento de 11,96%, impactando diretamente na taxa de inflação do período.

No entanto, é válido destacar que todos os nove grupos de serviços e itens analisados apresentaram crescimento, com destaque para os setores de Transportes (1,44%) e cuidados pessoais e saúde (1,04%). Além disso, itens de farmácia aumentaram 1,86% ao mês e as coberturas de saúde tiveram alta de 1,20%.

Em relação aos alimentos, observa-se queda do preço da cebola (-5,64%), da batata-inglesa (-7,31%) e das carnes (-1,34%). Contudo, os ovos de galinha aumentaram em 4,36%.

Atualmente, o IPCA-15 apresenta um percentual em 4,16%, estando abaixo dos 5,36% observados nos 12 meses anteriores.

Como o IPCA-15 é calculado?

O IPCA-15 é um estudo que considera 465 itens e serviços. Abrange os núcleos familiares com renda de 1 a 40 salários mínimos nas principais regiões metropolitanas do país. O cálculo utilizado é o mesmo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com