Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

IPTU atrasado? Confira como pagar sem multa

Os contribuintes que conseguirem saldar o IPTU dentro DESTE prazo não pagarão multa. Confira o passo a passo para realizar o procedimento

Os cariocas ainda podem quitar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), referente ao ano de 2023, ainda que esteja em atraso. Pois, a prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento, está oferecendo uma nova guia de pagamento, que deve ser quitada até a próxima sexta-feira (15).

Assim, esse novo formato de pagamento busca oferecer comodidade aos contribuintes. Além disso, a medida ajudará na organização das contas municipais, uma vez que permitirá o recebimento do valor ainda dentro do ano fiscal 2023. Dessa forma, os contribuintes que conseguirem saldar o IPTU dentro desse prazo não pagarão multa.

Pagamento do IPTU em atraso

Portanto, a grande vantagem dessa nova iniciativa é a possibilidade de pagamento do imposto em atraso sem a aplicação de multa. De acordo com a Secretaria de Fazenda, ao fazer a quitação do imposto no ano corrente, o contribuinte poderá evitar acréscimos nos valores devidos pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial – IPCA-E, além da incidência de mora.

Diante disso, além da guia em formato físico, que é disponibilizada por meio de uma carta entregue no domicílio do contribuinte, há também a possibilidade de emitir a guia para pagamento do IPTU pelo Portal Carioca Digital ou pelo aplicativo Carioca Digital (disponível para Android e iOS).

Veja também:

Pesagem obrigatória do Bolsa Família ocorre neste sábado (09); confira

A sigla IPTU dentro de um papel em formato de casa, cercado de moedas, em cima de uma calculadora
Imagem: rafastockbr/shutterstock.com

Como emitir a guia do imposto

Enfim, para emitir a guia do IPTU sem a incidência de juros basta seguir os passos abaixo:

  • Acessar o portal ou aplicativo;
  • Rolar a tela até o botão “IPTU 2023”;
  • Inserir o número de inscrição, disponível em qualquer documentação do IPTU;
  • Selecionar o exercício 2023;
  • Após clicar em prosseguir, selecionar a parcela desejada;
  • Ao selecionar uma das opções, um botão para gerar o boleto será exibido;
  • Por fim, emitir o boleto e realizar o pagamento.

No entanto, vale destacar que a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento tem alertado para a existência de estelionatários que criam sites falsos tentando emitir boletos fraudulentos de IPTU. Por isso, é importante emitir o boleto e fazer o pagamento apenas pelos canais oficiais da prefeitura.

Imagem: rafastockbr/shutterstock.com