Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

IPVA 2023: PicPay facilita pagamento pela placa direto no app

Empresa desenvolveu recurso pensando em pessoas com dívidas do veículo pendentes. Saiba como funciona o recurso disponibilizado pelo PicPay.

O IPVA faz parte do cronograma de despesas típicas do início do ano para muitos brasileiros. Pensando nisso, o aplicativo de pagamentos PicPay oferece a seus usuários a possibilidade de consultar e quitar o tributo usando apenas a placa do veículo.

Como acessar o novo recurso do PicPay para IPVA?

Segundo a empresa, o recurso pode ser acessado na opção “Multas e IPVA” na tela inicial do app – disponível para os sistemas Android e iOS. Após selecionar a alternativa, o indivíduo deve informar a placa do automóvel e, logo em seguida, escolher os débitos que deseja pagar.

A dívida pode ser quitada com o saldo disponível na carteira ou usando o cartão de crédito – parcelando o valor ou à vista. A ferramenta do PicPay também permite liquidar pendências em aberto de outros tipos, como a taxa de licenciamento, multas de trânsito e seguro DPVAT.

IPVA parcelado ou cota única?

O PicPay defende que a opção de pagamento pela placa desponta como uma saída para pessoas com débitos em aberto, ou que desejem desfrutar dos descontos oferecidos pelos estados para quitar o IPVA na cota única.

O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores tem de ser pago anualmente. Contudo, o dono do veículo pode escolher entre saldar a dívida na cota única ou em pagamento parcelado. O app oferece a opção de fragmentar a despesa em até 12 vezes.

Vale a pena decidir o que fazer de acordo com a realidade do local em que se mora. Em São Paulo, por exemplo, pagar o IPVA na cota única rende um desconto de 3%, com vencimento escalonado a partir da próxima quarta-feira (11).

Segmentos de atuação do PicPay

A empresa, que se define como “mais que um banco digital”, atua em cinco seguimentos. São eles: Serviços Financeiros para Pessoas Jurídicas e Físicas, Marketplace Financeiro, PicPay Store e Cripto/Web3.

Imagem: Divulgação/PicPay