Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

IPVA muito caro? Saiba como parcelar o imposto em até 12 vezes

O IPVA de 2023 do seu carro está muito caro? Saiba como parcelar o imposto em até 12 vezes através de aplicativos.

Janeiro é marcado por ser um mês para o pagamento de impostos. Um deles é o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA). Entretanto, nesse ano é esperado um aumento de 10%, em média, no valor do tributo em relação ao ano passado. 

O principal motivo para esse crescimento é o aumento do preço tanto dos carros novos quanto de veículos usados. Como o imposto é calculado levando em conta o preço de revenda do automóvel, quanto maior seu preço, mais caro será o tributo.

Diante dessa situação, muitos proprietários de veículos estão buscando formas para facilitar o pagamento do IPVA. Por exemplo, os estados permitem que o pagamento seja parcelado em algumas vezes. Entretanto, algumas plataformas de pagamento parcelam o IPVA em até 12 vezes no cartão de crédito.

Plataformas para parcelar o IPVA

Antes de parcelar o IPVA por uma plataforma de pagamento, o proprietário precisa prestar atenção nas taxas cobradas pelos serviços, pois além do valor do imposto, eles terão de pagar um acréscimo.

As taxas cobradas vão variar de acordo com cada plataforma e cada cartão, se esse for o método de pagamento escolhido. Portanto, além das opções oferecidas pelo Detran, os proprietários podem usar os seguintes meios:

Por que é importante pagar o tributo

Deixar de pagar o IPVA não é um crime, entretanto, pode gerar problemas para o proprietário dos veículos. Isso porque a quitação do tributo é exigência para que a documentação do automóvel seja liberada.

Nesse caso, conduzir o veículo sem a documentação exigida é uma infração gravíssima prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Assim, o proprietário deverá pagar uma multa de R$ 293,47 e vai adquirir 7 pontos na carteira. 

Além disso, ao deixar de pagar o IPVA, o dono do veículo pode ter seu nome incluído na Dívida Ativa do estado. Portanto, terá dificuldades em conseguir crédito e não poderá participar de concursos. 

Por fim, a inadimplência leva à perda de direito ao licenciamento do veículo. Desse modo, o automóvel pode ser apreendido.

Imagem: rafapress / shutterstock.com