Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

IR 2021: Saiba como recuperar a cópia da declaração do IR 2020

Confira o passo a passo!

0

A Receita Federal tornou ainda mais fácil a recuperação da declaração do Imposto de Renda (IR) de 2020 para aqueles que perderam o documento ou não conseguem encontrá-lo. Saiba que a cópia ajuda a preencher a obrigação de 2021.

Desde ontem não é mais necessário possuir o certificado digital para requisitar a cópia da declaração no site de suporte da Receita. Antes, para ter esse certificado era necessário comparecer a uma agência. Essa medida ajuda também a manter o isolamento social na pandemia.

Agora basta que o cidadão tenha os dados cadastrados no site, depois é necessário fazer o “Dossiê Digital de Atendimento”. Para realizar esse procedimento é necessário somente seguir o passo a passo que se encontra na plataforma.

É provável que você também goste:

Imposto de Renda 2021: Veja como acessar o Informe de Rendimentos do Banco Inter

Imposto de Renda: quem é MEI precisa declarar? Tire suas dúvidas

Como realizar o “Dossiê Digital” no site da Receita Federal

Depois de acessar o site com os dados requisitados – CPF, código de acesso e senha – o usuário deve clicar em “Processos Digitais (e-processo)” na aba que se localiza no lado esquerdo do site. Será aberta uma nova aba no navegador de internet.

Logo após, deve-se localizar o campo “Área de concentração de serviço” e escolher a opção “Cópia de Documentos”. Na área “Serviço”, selecionar “Obter cópia da última declaração IRPF entregue”. Para finalizar, clicar em “Abrir dossiê de atendimento”.

A última declaração fica disponível na pasta “Meus processos”, no sistema do site.

A Receita Federal diz que não é preciso trazer documentos, somente a abertura do dossiê é o suficiente para conseguir a cópia da declaração. Deve-se ignorar a mensagem que requisita os documentos do dossiê.

Através desse passo a passo é possível recuperar as declarações do IR, inclusive dos últimos 5 anos.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...