Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Isenção na conta de luz pode ser liberada na terça-feira (04); veja quem será beneficiado

Saiba mais sobre a proposta de isenção de conta de luz para famílias afetadas por enchentes e como a medida funciona!

Uma decisão sobre a isenção na conta de luz para os brasileiros pode ser tomada na próxima terça-feira (04). Trata-se, portanto, de uma votação na Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal, que colocará em pauta uma proposta que pretende veneficiar as vítimas de enchentes e alagamentos.

Em caso de aprovação, o pagamento da tarifa de energia elétrica ficaria suspenso para essas pessoas durante um período de três meses. Continue a leitura para mais informações!

Comissão do Senado irá votar isenção na conta de luz para vítimas de enchestes e alagamentos

Mão segurando uma lâmpada. Abaixo, em uma superfície, uma conta de energia, outros papéis, uma calculadora e moedas
Imagem: Daniel Krason / Shutterstock.com

De acordo com a proposta, o benefício está delimitado ao consumo de até 200 kWh por mês. Isso geralmente cobre o gasto básico de uma residência modesta. Para contextualizar, a média de consumo mensal de uma geladeira é de aproximadamente 30 kWh.

Sendo assim, a isenção na conta de luz visa cobrir o essencial das necessidades de uma família padrão, evitando a utilização do benefício de maneira excessiva ou injusta.

A proposta não apenas alivia financeiramente as famílias afetadas, mas também promove uma recuperação mais rápida da normalidade social. O senador Chico Rodrigues (PSB-RR), responsável pelo substitutivo que unifica outros projetos similares, destacou a importância de ações concretas do Congresso Nacional frente aos desafios enfrentados pelos cidadãos gaúchos.

Como será o financiamento a isenção de tarifa?

Em caso de aprovação, o financiamento para cobrir a isenção na conta de luz virá do Fundo Nacional para Calamidades Públicas, Proteção e Defesa Civil (Funcap).

Por sua vez, este fundo destina-se especialmente para suporte em situações de calamidade pública, como as que estão ocorrendo no Rio Grande do Sul. Logo, garante-se que não haja um impacto negativo nas receitas das empresas de energia elétrica ou na economia do estado como um todo.

Veja também:

Mastercard libera grande desconto para clientes aproveitarem o Dia dos Namorados; confira!

Por fim, além da proposta de isenção de tarifa na conta de luz, outras iniciativas estão na pauta da próxima sessão da Comissão de Infraestrutura. Trata-se, portanto, de projetos que visam melhorar a prestação de serviços aéreos domésticos por empresas estrangeiras e proteger crianças de tratamentos vexatórios em transportes públicos, por exemplo.

Imagem: Daniel Krason / Shutterstock.com