Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Itaú é obrigado a recontratar funcionária demitida doente

Justiça determina que o banco Itaú reintegre funcionária doente que foi demitida. Entenda o que aconteceu

De acordo com informações reveladas pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários e Financiários do Município do Rio de Janeiro, a Justiça determinou que o Itaú reintegre funcionária demitida. O banco teria desligado a trabalhadora enquanto ela estava doente.

A situação, que foi parar na Justiça, teve como decisão o retorno da funcionária à empresa. Desse modo, siga na leitura para saber mais sobre o caso envolvendo a bancária e a instituição financeira.

Justiça decide que Itaú deve reintegrar funcionária à equipe

Fachada de agência do Itaú
Imagem: casa.da.photo / shutterstock.com

Em determinação, a juíza Nelie Oliveira Perbeils, da 74ª Vara do Trabalho do Rio de Janeiro, decidiu pela volta da funcionária do Itaú ao banco. Natália Linda dos Santos Martins foi desligada de suas funções enquanto estava doente e incapaz de exercer suas atividades laborais. 

Diante da situação, foi evidenciado o impedimento à dispensa. A Justiça, então, anulou a demissão da bancária.

“Diante da condição de saúde apresentada pela Reclamante estão evidentes a presença dos pressupostos de que trata o art. 300 do CPC pelo que CONCEDO a tutela provisória requerida haja vista possuírem os elementos dos autos força bastante para caracterizar a probabilidade do direito, o perigo de dano e o risco ao resultado útil do processo. DECLARO nula a dispensa perpetrada pela ré”, concluiu a magistrada.

Sindicato oferece ajuda à categoria e ressalta o adoecimento de trabalhadores

Em publicação realizada pelo sindicato, a categoria destaca a recorrência de demissões sistemáticas de funcionários adoecidos. O documento relata o adoecimento por sobrecarga de trabalho dos bancários da instituição financeira. 

Veja também:

Nubank emite importante comunicado sobre empréstimo; confira

Sobre a situação, o diretor da Secretaria de Saúde do Sindicato, Edelson Figueiredo, criticou a atuação do Itaú. Conforme o diretor, o banco é responsável pelo adoecimento dos trabalhadores. Figueiredo também acusou a instituição de cometer assédio moral e orientou que a categoria buscasse ajuda no Sindicato.

“As secretarias de Saúde e de Assuntos Jurídicos fazem um trabalho conjunto que é importante para o sucesso das ações. Estamos sempre atentos e à disposição”, afirmou Edelson.

Imagem: Joa Souza / shutterstock.com