Itaú emite comunicado sobre finanças dos brasileiros; confira
Aprenda sobre as conclusões da pesquisa entre o Itaú e o Instituto Locomotiva, que analisa os hábitos financeiros da alta renda brasileira.
O Itaú Personnalité, em parceria com o Instituto Locomotiva, divulgou um comunicado abordando o cenário financeiro da alta renda brasileira. Isto foi a partir dos resultados da pesquisa “Brasileiros e a alta renda”.
O estudo revelou aspectos cruciais sobre o planejamento financeiro e os hábitos de investimento deste segmento populacional. Desse modo, de acordo com a pesquisa do Itaú, embora 9 em cada 10 brasileiros de alta renda se considerem preparados financeiramente para o futuro, apenas 20% deles estão classificados como tendo um alto planejamento financeiro.
Surpreendentemente, mesmo entre aqueles que se consideram especialistas em finanças, 4 em cada 10 ainda mantêm investimentos na poupança, indicando uma lacuna entre o conhecimento teórico e a prática efetiva.
Estudo do Itaú Personnalité
Ainda segundo o estudo do Itaú, a maioria dos entrevistados (89%) afirma estar se preparando adequadamente para o futuro. Assim, estabelecendo objetivos financeiros a curto, médio e longo prazos. No entanto, poucos adotam medidas concretas para alcançá-los, evidenciando uma falta de organização financeira.
A pesquisa revelou que o otimismo em relação à situação financeira pessoal é predominante (80%), embora exista um receio significativo de perdas financeiras, seja por crises econômicas, golpes na internet ou investimentos mal direcionados.
Adriana dos Santos, diretora do Itaú Personnalité, ressaltou a importância do papel do banco na vida das pessoas. Dessa forma, destacando a ênfase em consultoria financeira, planejamento e apoio personalizado aos clientes. O Itaú tem se esforçado para proporcionar eventos de experiência e orientações especializadas para auxiliar os clientes na gestão de suas finanças.
Diferença entre gêneros
Um aspecto interessante observado na pesquisa é a diferença de comportamento entre os gêneros, com as mulheres demonstrando maior interesse em aprender sobre finanças e investimentos. Porém, tanto homens, quanto mulheres enfrentam dificuldades em discutir questões financeiras com familiares e parceiros.
Além disso, a pesquisa abordou o impacto da pandemia na percepção de qualidade de vida, com a maioria dos entrevistados valorizando mais o tempo dedicado à família e aos hobbies em detrimento do aumento da renda.
Diante desses resultados, Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, destacou a necessidade de um planejamento financeiro eficaz para garantir uma melhor qualidade de vida. Assim, enfatizando a importância de fazer o dinheiro trabalhar a favor dos indivíduos.
Imagem: ALDECA studio / shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital