O banco Itaú anunciou o fechamento de uma importante agência. Com isso, a comunidade e os funcionários da unidade ficaram revoltados e estão planejando um protesto para a próxima sexta-feira (05) em frente ao banco.
Itaú fecha importante agência e moradores se revoltam
Depois do Itaú fechar uma de suas agências, moradores, sindicato, funcionários e políticos marcam protesto. Entenda o que aconteceu.
O caso aconteceu na Ilha de Paquetá, na cidade do Rio de Janeiro. O Itaú era o único banco que mantinha uma agência física na ilha. Assim, com a decisão de fechar o estabelecimento, os moradores ficarão sem atendimento presencial.
A Ilha de Paquetá fica no nordeste da Baía de Guanabara, no bairro que leva o mesmo nome. São pouco mais de 3.600 habitantes espalhados por cerca de 1,2 quilômetros quadrados de área. Além disso, para chegar, é necessário ir de balsa ou barco.
Itaú fecha única agência da ilha
Existem algumas razões que podem explicar a decisão do Itaú de fechar a sua agência na ilha. Os principais podem ser a redução na quantidade de turistas que visitam o local, os poucos habitantes e a digitalização dos serviços bancários.
Justamente por conta da peculiaridade da ilha, os moradores vão precisar se deslocar até as cidades do Rio de Janeiro ou de Niterói toda a vez que precisarem usar alguns dos serviços bancários presenciais do Itaú.
De acordo com lideranças locais, parlamentares e o Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, a população mais atingida serão os idosos que residem na ilha, já que esse grupo tem mais dificuldade de usar os serviços digitais.
Além disso, também existe a dificuldade de locomoção, uma vez que os residentes precisam pegar a balsa e ainda pegar outro transporte terrestre para chegar à agência mais próxima.
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
Protesto marcado
Para mostrar o desagrado com a decisão do Itaú de fechar a agência na Ilha de Paquetá, moradores do local, políticos, ex-funcionários e funcionários do banco vão realizar um protesto na sexta-feira. Os organizadores marcaram o ato para as 10h da manhã, na frente da agência (Rua Furquim Werneck, 115).
Imagem: Joa Souza/ Shutterstock.com
Pode ser do seu interesse:
